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Promovendo saúde mental nas adolescências com os pares: uma pesquisa-ação

Processo: 24/00064-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2024
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Diene Monique Carlos
Beneficiário:Nathalia Vitória de Carvalho Martinez
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Educação em saúde   Escolas   Promoção da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescente | Educação em Saúde | enfermagem | Escola | Promoção da Saúde | Saúde da criança e do adolescente

Resumo

Introdução: As adolescências se constituem processos de mudanças no desenvolvimento e nas relações sociais, de experimentação e exploração, quando as pessoas vivenciam de forma mais fluida a independência, em que buscam construir uma identidade própria É preciso avançar na compreensão sobre as vulnerabilidades a que adolescentes estão expostos, numa lógica de atenção integral à saúde desta população - por meio de ações que escutem, sejam sensibilizadas às suas necessidades e permitam seu desenvolvimento alicerçado em redes de apoio social. Neste âmbito, a saúde mental emerge como preocupação contemporânea. Ações de promoção à saúde mental são fundamentais na adolescência, que sejam co-construídas de forma crítica, participativa e significativa junto aos próprios adolescentes. Objetivo: construir uma intervenção para promoção de saúde mental de adolescentes baseada na educação entre pares. Metodologia: Pesquisa-ação Participativa em Saúde, com abordagem qualitativa, utilizando o recurso da Pedagogia dos Círculos de Cultura, adaptado ao modelo de educação em saúde. A coleta de dados será mediada pelo photovoice, grupos focais e diários de campo junto a adolescentes de 14 a 19 anos de uma escola pública de ensino fundamental e médio. A análise se dará por meio da análise temática reflexiva. Resultados esperados: Entende-se que o mesmo pode trazer contribuições que nortearão a sistematização do cuidado em Enfermagem e saúde em contextos semelhantes, ouvindo os atores diretamente envolvidos, e ainda com uma proposta de construção participativa e crítica, a baixo custo. Os resultados poderão ser validados para a promoção de novas tecnologias de cuidados em saúde para adolescentes, ou então transformados em recomendações e sugestões para que novas investigações acerca do assunto sejam desenvolvidas.

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