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Solo-cinza de eucalipto para pavimentos rodoviários

Processo: 24/03970-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2024
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2024
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Jairo Salim Pinheiro de Lima
Beneficiário:Maisa Sabugari Escobar
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Pavimentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estabilização de solos | Pavimentos rodoviários | Solo-cinza | Pavimentação

Resumo

A indústria de celulose produz uma grande quantidade de resíduos. O descarte inadequado desses materiais gera impactos ao meio ambiente. A estabilização com adição de cinzas do cavaco de eucalipto (CCE), provenientes da indústria de celulose, pode melhorar as propriedades do solo. As adições minerais de materiais silicosos podem apresentar as seguintes características: pozolânicas, cimentícias ou fíler (preenchimento de poros). O objetivo dessa pesquisa é avaliar a composição mineralógica e o efeito gerado pela adição de CCE, na estabilização de um solo de comportamento laterítico do município de Ilha Solteira (SP), bem como analisar a possível melhoria na qualidade deste solo e a sua aplicação em pavimentos rodoviários. Serão moldados corpos-de-prova sem adição de cinza e com 10% e 20% de adição em relação ao peso seco do solo. Tanto para o solo quanto para a cinza serão realizados ensaios físico-químicos de caracterização. O solo será submetido ao ensaio de perda de massa por imersão para a classificação MCT. Depois, os corpos-de-prova serão submetidos ao ensaio de mini-Proctor, para obter a máxima massa específica aparente seca e o teor de umidade ótima. Em seguida, serão realizados ensaios de resistência à compressão simples e à tração por compressão diametral, de absorção de água, de mini-CBR com imersão e de expansão, para comparar os dados obtidos, por meio de gráficos e tabelas, além de estudar a reatividade e as propriedades cimentantes geradas pelas cinzas e o efeito significativo que elas irão propiciar ao solo. Por fim, serão avaliados se houve aumento da capacidade de suporte com a adição dos resíduos e a viabilidade da aplicação do solo-cinza em pavimentação rodoviária.

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