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Estudo do livro-objeto infantil como auxílio no desenvolvimento de didáticas inclusivas na alfabetização de alunos com deficiência visual

Processo: 23/16680-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2024
Vigência (Término): 31 de maio de 2026
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual
Pesquisador responsável:Fernanda Henriques
Beneficiário:Luciana Sales Cordeiro
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da visão   Inclusão   Design gráfico   Livro-objeto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deficiência visual | design gráfico inclusivo | Inclusão | livro interativo | livro-objeto | PcDV | Design Gráfico

Resumo

A alfabetização realizada no período certo é fundamental para o pleno desenvolvimento social do indivíduo. Todavia, no contexto do ensino para crianças com deficiência visual, o aprendizado pode se tornar deficitário, uma vez que a didática se apóia majoritariamente no âmbito visual. O livro-objeto infantil entra como possibilidade de pesquisa pelo seu potencial para os estudos de design voltados para a inclusão. Nesse sentido, o presente projeto irá analisar, sob ótica do design inclusivo, materiais didáticos produzidos pelo Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual (CPC), em Americana - SP, e 4 livros-objetos selecionados pelas pesquisadoras. O objetivo principal é identificar características projetuais e interativas que possam auxiliar no ensino inclusivo e na estimulação tátil no período da alfabetização, dentro do ambiente escolar. A metodologia utilizada no projeto é a pesquisa-ação, com caráter exploratório e descritivo, prevendo as seguintes etapas: 1) revisão da literatura nas áreas do design gráfico inclusivo, do design editorial de livros-objetos infantis e da produção gráfica de materiais didáticos; 2) entrevistas com educadores visando identificar como ocorre o letramento da criança não-vidente; 3) estudos de caso específicos dos livros-objetos infantis e livros táteis ilustrados observando conceitos do design gráfico, design editorial e design inclusivo; 4) observação de campo para análise das didáticas propostas por educadores que utilizam livros-brinquedos e materiais didáticos inclusivos; 5) Avaliação conjunta, por meio de questionário e entrevistas com educadores, sobre a didática testada. Como resultados esperados, objetiva-se uma catalogação de elementos interativos e características projetuais, além de práticas educativas que podem ser utilizadas em sala de aula.

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