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Lentes da MPB: criações do popular na fotografia de David Drew Zingg

Processo: 24/01070-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 19 de agosto de 2024
Vigência (Término): 30 de julho de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Fernanda Arêas Peixoto
Beneficiário:Rafael Do Nascimento Cesar
Supervisor: Christopher Dunn
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Tulane University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:23/00959-8 - Lentes da MPB: criações do popular na fotografia de David Drew Zingg, BP.PD
Assunto(s):Criação   Fotografia   Música popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criação | David Drew Zingg | Fotografia | música popular | Antropologia da Imagem e do Som

Resumo

Este projeto de pesquisa trata da produção visual do fotógrafo estadunidense David Drew Zingg (1923-2000) relacionada à música popular brasileira na década de 1960. O objetivo é investigar os nexos entre o uso de certas convenções visuais em fotografias de musicistas e compositores feitas por Zingg e a noção de "popular" (e termos correlatos como "povo" e "nacional-popular") em voga no período de difração da bossa nova e consolidação da chamada MPB (1962-1969). Conhecido pelo adensamento de questões estéticas e político-ideológicas na área da produção musical, esse momento específico da história brasileira engendrou também novos regimes de visualidade graças ao desenvolvimento e alcance dos meios de comunicação de massa. Apresentadas e representadas em imagens postas em circulação em capas de discos e revistas ilustradas, formas inéditas de retratar a corporalidade de artistas de gerações e estilos distintos informavam e eram informadas, a um só tempo, pelo debate acerca do "popular" e da "defesa" dos valores nacionais. Embora prolífica e inseparável do impacto da MPB na sociedade brasileira, a produção visual de David Zingg - que atuou em revistas de grande tiragem como a carioca Manchete e a paulistana Realidade - permaneceu à sombra se comparada à volumosa quantidade de análises de álbuns e canções ou de trabalhos de caráter histórico-sociológico. Partindo de interesses distintos, este projeto dá primazia às imagens do fotógrafo no intuito de enfrentar a noção de criação presente em certos estudos sobre a MPB, em geral amparada na cisão entre criatividade e técnica, e centrada no impasse entre a massificação cultural e as formas musicais ditas "autênticas". Ao apostar nas contaminações entre música e imagem na configuração do ideário "nacional-popular" vigente nos anos 1960 no Brasil, pretendo expandir a noção de criação de modo a contemplar a produção de corporalidades e objetos, bem como repensar dicotomias flagrantes desse período, tais como arte vs. publicidade, originalidade vs. imitação, nacional vs. estrangeiro.

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