Bolsa 23/05051-4 - Dramaturgia, Fala - BV FAPESP
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A FALA ESCRITA Um estudo sobre oralidade na dramaturgia contemporânea

Processo: 23/05051-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 22 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 21 de julho de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Larissa de Oliveira Neves Catalão
Beneficiário:Ligia Souza de Oliveira
Supervisor: Chenetier-Alev Marion
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: École Normale Supérieure, França  
Vinculado à bolsa:21/04837-9 - O livro em performance: algumas reflexões sobre a publicação de dramaturgia, BP.PD
Assunto(s):Dramaturgia   Fala   Oralidade   Texto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dramaturgia | Fala | oralidade | texto | Dramaturgia

Resumo

Este projeto de estágio no exterior tem por objetivo aprofundar a investigação de pós-doutorado, iniciado no Brasil e financiado pela FAPESP, sobre publicação de dramaturgia no Brasil (seus diálogos com instâncias da oralidade no escrito, a partir de teorias da literatura, e instâncias da imagem, a partir das discussões sobre livro de artista). Durante o período em Paris desejamos realizar pesquisas entorno de dois pontos que envolvem a investigação sobre oralidade, conforme previsto no projeto de pós-doutorado: (1) aprofundamento da obra do teórico Henri Meschonnic e sua teoria do ritmo e (2) a investigação acerca da aplicação do pensamento de Meschonnic na dramaturgia contemporânea a partir da pesquisa da professora Marion Chénetier-Alev. O estudo in situ se faz necessário justamente pela escassez de pesquisas brasileiras que se debrucem nas teorias indicadas, a dificuldade de acesso à bibliografia necessária e principalmente pela possibilidade de diálogo direto com a pesquisadora Chénetier-Alev no que tange à aplicação na dramaturgia contemporânea. Os objetivos serão alcançados, principalmente, a partir de duas ações metodológicas: (1) levantamento bibliográfico profundo, com referências que possam expandir a leitura sobre a teoria do ritmo cunhada por Henri Meschonnic; (2) reuniões de orientação com a supervisora Marion Chénetier-Alev, professora-pesquisadora da École Normale Supérieure. A expansão da investigação da obra de Meschonnic e igualmente a apropriação e diálogo com as questões levantadas por Chénetier-Alev, no que tange ao diálogo com o teatro, certamente contribuirão para a análise das publicações brasileiras, ampliando ainda mais as perspectivas corporal e performativa presentes nas obras escritas do teatro brasileiro contemporâneo.

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