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FORMAS DE ENUNCIAÇÃO DO ORGULHO DE SER LEITOR: Uma análise discursiva de confissões envergonhadas do que (não) se leu

Processo: 23/11570-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2024
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Paulina Fernanda da Cunha Leite
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Média   Leitura   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discourse analysis | Media | Pride | Reading | shame | Análise do Discurso

Resumo

Esta proposta de pesquisa de Iniciação Científica deriva de nossa atuação como bolsista técnica TT1 (FAPESP 2022/05271-1) junto ao projeto "Leitoresorgulhosos, leitores envergonhados: as emoções em discursos sobre a leitura" (FAPESP 2020/03615-0). Como bolsista técnica, participamos do levantamento coletivo de dados e da sua classificação em 5 categorias de enunciados, de acordo com o tipo de emoção neles materializada: 1) leitor orgulhoso de si, 2) leitor com orgulho alheio, 3) leitor vergonhoso de si, 4) leitor com vergonha alheia e 5) leitor cuja vergonha reveladaindicia antes o orgulho de sua condição leitora. Nesta IC, nos dedicaremos à análise de enunciados desta 5a categoria, os quais, embora pareçam referir-se a algo de que se deveria ter vergonha ao se falar de si como leitor, o efeito de sentido produzido é justamente o da expressão orgulhosa em relação à sua condição leitora, já que essa 'confissão' demonstra a filiação desse sujeito aos discursos e representações validados do que é ser leitor. Ao enunciar a vergonha relacionada seja ao que se leu, ao modo como se leu, ou ao que ainda não se leu, esses enunciadores legitimam e reiteram discursos que instituem quais são as práticas dignas de 'orgulho'. A partir de corpus já coletado junto a textos dos jornais 'Folha de S. Paulo' e 'O Estado de S. Paulo', de 2010 a 2022, realizaremos essa análise apoiando-nos em alguns princípios da Análise do discurso, a partir de Michel Foucault, da História cultural da leitura, segundo Roger Chartier, da Sociologia da distinção cultural segundo Pierre Bourdieu e da História das sensibilidades, das emoções, tal como ela tem sido tratada por Jean-Jacques Courtine.

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