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Capturando a complexidade do bullying: novas abordagens para compreender a co-ocorrência de perpetração e vitimização por bullying

Processo: 23/15665-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2024
Vigência (Término): 30 de abril de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Tourinho Peres
Beneficiário:Andreas Bauer
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicopatologia   Infância   Bullying   Vitimização   Análise de redes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adverse childhood experiences | bullying | Latent class growth analysis | Network Analysis | Developmental psychopathology

Resumo

O envolvimento em bullying durante a infância, em qualquer papel (ou seja, como agressor, vítima ou agressor-vítima), tem consequências negativas persistentes e generalizadas para a saúde ao longo da vida. No entanto, a maioria dos estudos é limitada por questões conceituais e metodológicas. O projeto proposto visa abordar algumas destas deficiências, utilizando novas abordagens para compreender a natureza complexa da ocorrência de bullying. Usaremos dados transversais e longitudinais de três estudos de coorte em três países, incluindo São Paulo Project on the Social Development of Children and Adolescents (SP-PROSO; N = 2,680), the Montevideo Project on the Social Development of Children and Adolescents (M-PROSO; N = 2,204), and the Zurich Project on the Social Development of Childhood and Adulthood (Z-PROSO; N = 1,360). O projeto consiste em três estudos, que utilizarão dados autorreportados por adolescentes a respeito do seu envolvimento em bullying. No estudo 1, utilizaremos análise de rede para examinar as inter-relações entre os tipos de bullying na amostra SP-PROSO. Além disso, investigaremos a importância do ambiente escolar e se os resultados diferem entre escolas públicas e privadas. O Estudo 2 complementará e ampliará estes resultados aplicando uma perspectiva intercultural. Mais precisamente, examinaremos as diferenças a nível de país, comparando as estruturas de rede entre SP-PROSO, M-PROSO e Z-PROSO. Em seguida, ampliaremos ainda mais esta linha de pesquisa aplicando uma perspectiva longitudinal com dados do Z-PROSO. O Estudo 3 estimará trajetórias conjuntas de perpetração e vitimização por bullying ao longo da adolescência para examinar a estabilidade, mudança e sobreposição de papéis em episódios de bullying. O projeto proposto representa um próximo passo importante na literatura sobre bullying, aplicando métodos estatísticos avançados para desvendar ainda mais a complexidade do bullying infantil. (AU)

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