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Desempenho Prosódico Auditivo e Visual: Um Estudo Comparativo sobre a Percepção de Emoções

Processo: 23/12704-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2024
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2024
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Manoela das Graças Rodrigues do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/10144-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, AP.JP
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Emoções   Prosódia   Transtorno fonológico   Fonética e fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aquisição de linguagem | Emoções | Percepção audiovisual | Prosódia | Transtorno Fonológico | Fonética e Fonologia

Resumo

O projeto tematiza a percepção multimodal de funções emotivas de crianças com Transtornos de Sons da Fala em comparação a crianças com desenvolvimento típico de linguagem e adultos. Especificamente, aborda-se o desempenho dessas crianças na manifestação de emoções quando essas são marcadas prosodicamente. O estudo desenvolve-se sob a perspectiva da multimodalidade, visto que tanto pistas auditivas quanto visuais compõem a produção de enunciados falados nas situações comunicativas, sendo assim relevantes para a marcação de contrastes linguísticos e a produção de sentidos. Em determinadas condições clínicas, porém, crianças podem apresentar processos desenvolvimentos atípicos que afetam os sons da fala, que são chamados na literatura fonoaudiológica como Transtorno dos Sons da Fala. Por um lado, faltam estudos que caracterizem o desempenho perceptual das crianças com Transtorno dos Sons da fala, ainda que se saiba que a percepção da fala é crucial para a emergência da produção. Por outro lado, são emergentes na literatura estudos que avaliem o desempenho perceptual auditivo e visual de crianças brasileiras em desenvolvimento atípico, bem como que tenham comparado o desempenho dessas crianças com o desempenho de adultos e de crianças em desenvolvimento típico de linguagem. Assim, consideradas as lacunas identificadas, esse estudo tem como objetivos (1) comparar o desempenho perceptual auditivo e visual dos três grupos na identificação de quatro diferentes emoções: alegria, tristeza, medo e raiva; e (2) verificar se a condição de apresentação dos estímulos teria efeito sobre o desempenho perceptual desses grupos na identificação de emoções. A comparação entre os grupos é relevante para que se possa comparar o desempenho das crianças com transtorno com o desempenho típico: infantil e adulto. O estudo será desenvolvido com abordagem experimental a partir de aplicação de experimento de identificação de emoções aos três grupos de sujeitos. Integrado ao Projeto Jovem Pesquisador intitulado "Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico (FAPESP Proc. 10144-3), os resultados obtidos oferecerão contribuições (i) de natureza descritiva para os estudos de percepção multimodal do Português Brasileiro; (ii) de natureza teórica, ao oferecer resultados que interessam aos estudos de interface entre a linguística e a fonoaudiologia voltados ao aspecto aquisicional da prosódia no contexto mais amplo de aquisição de linguagem/fala; (iii) de natureza aplicada, ao oferecer dados que indiquem quão sensíveis as crianças de diferentes condições desenvolvimentais e clínicas são a pistas de diferentes naturezas envolvidas na percepção de fala, podendo reverberar, assim, no planejamento de intervenções clínicas.

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