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Desenvolvimento de um questionário para avaliação do nível de conhecimento sobre dor femoropatelar e ensaio clínico randomizado com grupo placebo investigando os efeitos de um programa de educação para indivíduos com dor femoropatelar

Processo: 23/15990-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2024
Vigência (Término): 07 de maio de 2027
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Mícolis de Azevedo
Beneficiário:Ana Flavia Balotari Botta
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Dor femoropatelar   Educação em saúde   Inquéritos e questionários   Joelho   Telerreabilitação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor Femoropatelar | educação em saúde | Inquéritos e Questionários | Joelho | telerreabilitação | Fisioterapia em Ortopedia e Desportiva

Resumo

A dor femoropatelar (DFP) é uma condição musculoesquelética crônica, de caráter multifatorial, que envolve desde fatores biomecânicos, até psicológicos e comportamentais. Essa característica torna o gerenciamento da DFP desafiador, exigindo intervenções multimodais e abrangentes, como a educação do paciente. Apesar de ser sugerida como uma intervenção com alto potencial no gerenciamento da DFP, a educação do paciente é sub investigada dentro dos ensaios clínicos na área. Não está claro se, de fato, as informações entregues durante os programas de educação são capazes de alterar o nível de conhecimento sobre DFP e se isso está relacionado a efeitos clínicos positivos. Além disso, não existe uma ferramenta válida e padronizada com a qual clínicos e pesquisadores possam mensurar o nível de conhecimento sobre DFP, o que os auxiliaria no direcionamento das intervenções educacionais e possibilitaria a investigação da relação desse constructo com desfechos clínicos importantes. Portanto, os objetivos gerais desse projeto serão: (i) desenvolver um questionário válido e reprodutível capaz de mensurar o nível de conhecimento sobre DFP; e (ii) investigar o efeito de um programa de educação sobre DFP em comparação a um programa de educação placebo na dor, função, melhora percebida, nível de conhecimento sobre DFP e desfechos secundários em indivíduos com DFP. Para tanto, dois estudos serão conduzidos. No estudo 1, um questionário para avaliação do conhecimento sobre DFP será construído a partir de itens propostos por especialistas, clínicos e indivíduos com DFP. As propriedades clinimétricas (validade, reprodutibilidade e interpretabilidade) do questionário serão avaliadas de acordo com as recomendações do Consensus-based standards for the selection of health measurement instruments (COSMIN). No estudo 2, um ensaio clínico randomizado será conduzido. Cento e vinte e dois participantes serão randomizados para um grupo educação que contará com aulas expositivas on-line sobre DFP ou para um grupo educação placebo que contará com aulas de mesmo modelo, aplicação e duração, porém com temas sobre saúde em geral. Os participantes serão avaliados quanto a dor (Escala Visual Analógica de dor), função (Anterior Knee Pain Scale), melhora percebida (Global Rating of Change), nível de conhecimento sobre DFP e desfechos secundários antes e imediatamente após o término da intervenção e 6 e 12 meses depois.

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