Bolsa 24/00294-9 - Leitura e escrita, Leitura - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Alfabetização e a apropriação do ato de ler_ leitura e compreensão no contexto da escola de Ensino Fundamental II

Processo: 24/00294-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Yaeko Nakadakari Tsuhako
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06941-0 - Estratégias de leitura e formação do professor paulista: para compreender o texto: propostas e experiências no contexto das escolas públicas do Ensino Fundamental II, AP.EP
Assunto(s):Leitura e escrita   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | leitura e escrita | Leitura

Resumo

Será fundamental para o desenvolvimento das diversas etapas das FASE I, II e III do Projeto "Estratégias de leitura e formação doprofessor paulista: para compreender o texto - propostas e experiências no contexto das escolas públicas do Ensino Fundamental II" aparticipação de bolsistas de Apoio Técnico que podem vir a ser, mas não necessariamente, formados nos cursos de Graduação emPedagogia ou Letras. Os bolsistas constituirão peça essencial, desde a fase inicial de elaboração e geração de dados dos questionáriosiniciais e sua digitação e tabulação, tanto quanto para registrar com precisão e rigor técnico a recepção e participação dos 12professores nos cursos de formação interventiva, considerando-se que diversos instrumentos serão utilizados para essa finalidade, taiscomo a gravação dos encontros, protocolo de falas dos envolvidos, a filmagem de debates, de dinâmicas em grupo, a aplicação dequestionários etc. Além disso, seu papel será de suma importância também no momento da transcrição do material oral gerado, de talforma que, rapidamente, se faça disponível o corpus para as análises necessárias à pesquisa efetuada pelos pesquisadores. Tambémserá imprescindível a atuação dos bolsistas para reprodução dos materiais pedagógicos criados e necessários à capacitação decorrentepor cada um dos doze professores aos demais educadores das escolas envolvidas da D.E. de Assis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)