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RELAÇÕES E TRANSFERÊNCIAS CULTURAIS ENTRE ITÁLIA, PORTUGAL E BRASIL NA ARQUITETURA DO SÉCULO XVIII: Uma revisão historiográfica do tema no Brasil Colônia

Processo: 22/16246-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2024
Vigência (Término): 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:Nathália Momesso de Menezes
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/06538-9 - Barroco-açu: a América Portuguesa na geografia artística do Sul global, AP.JP2
Assunto(s):Arquitetura religiosa   Rio de Janeiro   História do Século XVIII   Transferência cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Colonial Brasileira | Arquitetura Religiosa | Historiografia da Arquitetura | Rio de Janeiro | seculo XVIII | Transferência Cultural | Historiografia da Arquitetura Colonial Brasileira

Resumo

Duas edificações marcaram a primeira metade do século XVIII no Rio de Janeiro no que diz respeito a constituição de uma nova tipologia arquitetônica para construções religiosas no Brasil Colonial: a Igreja de São Pedro dos Clérigos e a Igreja Nova para o Colégio dos Jesuítas no Morro do Castelo. Ambas as edificações, hoje não mais existentes, apresentaram novidades que as aproximaram de protótipos portugueses inspirados, por sua vez, em modelos arquitetônicos romanos. Ao longo do seu reinado, o rei de Portugal D. João V promoveu uma renovação cultural e estética favorecendo a atuação de artistas estrangeiros que trouxeram para as terras lusitanas um vocabulário atualizado com as tendências italianas. Posto isso, a presente pesquisa propõe-se a estudar a construção das duas igrejas cariocas sob a hipótese de que tenham sido um documento de grande importância acerca da transferência cultural de modelos italianos, em especial os produzidos por arquitetos que fizeram parte do ateliê romano de Carlo Fontana, via Portugal para o Brasil. Por se tratar de uma pesquisa de natureza histórica e de caráter bibliográfico, propõe-se realizar primeiramente um estudo acerca das transferências culturais entre Itália e Portugal, no recorte temporal que abrange o final do século XVII e primeira metade do século XVIII, com o propósito de inserir o tema nos estudos acadêmicos brasileiros e contribuir na construção de uma análise crítica acerca recepção das tradições artísticas italianas no Brasil. Em seguida, será realizado o levantamento mais amplo possível dos documentos escritos e iconográficos importantes para a história dos dois edifícios, buscando contribuir para a renovação das pesquisas acerca da arte do período colonial no Rio de Janeiro e no Brasil, em um panorama latino-americano, dentro de perspectivas e discussões decoloniais.

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