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Adolescências, escola e saúde mental: a estratégia do acolhimento na perspectiva de estudantes de uma escola pública

Processo: 23/15310-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2024
Vigência (Término): 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Barboza Cid
Beneficiário:Rafaela Mancini Fabi
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Contexto Escolar | Pesquisa participativa | Saúde Mental | Saúde mental de adolescentes

Resumo

A despeito dos altos índices de sofrimento psíquico em adolescentes, que têm sido demonstrados em estudos epidemiológicos recentes, observa-se que poucos estudos focalizam essa problemática a partir da perspectiva dos próprios adolescentes e de forma contextualizada, considerando os principais cenários de circulação dessa população. Em pesquisa participativa com adolescentes sobre saúde mental em uma escola pública, em andamento, da qual a presente proposta emerge, observou-se que, na perspectiva dos participantes, um dos fatores que se relaciona com a produção de saúde mental é o acolhimento (acolher e sentir-se acolhido). Desta maneira, a presente proposta de pesquisa tem como objetivo, produzir conceitos sobre acolhimento na perspectiva de adolescentes estudantes de uma escola pública estadual. Pretende-se realizar uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e de natureza participativa. Serão participantes adolescentes estudantes de uma escola estadual, com idade entre 10 e 19 anos, que integram a função de "aluno acolhedor" no Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo. Os adolescentes serão convidados a participar de encontros grupais para discutir a temática do acolhimento a partir de um processo colaborativo, por meio de estratégias criativas, de comunicação verbal e não verbal . A produção de dados será realizada através de quatro etapas: planejamento, início da proposta, execução e difusão do trabalho. Os dados serão registrados em diário de campo. Com a investigação, espera-se contribuir para a consideração da escola como um espaço potente para ações de promoção à saúde mental de adolescentes, bem como dos caminhos possíveis para a garantia de espaços de participação e protagonismo destes sujeitos.

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