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Crescer em combate? a perspectiva de mestre(a)s sobre experiências disruptivas e desenvolvimento de praticantes de artes marciais.

Processo: 23/10755-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2024
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Cristiano Roque Antunes Barreira
Beneficiário:Maria Gabriela dos Santos
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/03860-5 - Crescer em Combate? A Perspectiva de Mestre(a)s sobre Experiências Disruptivas e Desenvolvimento de Praticantes de Artes Marciais - uma investigação Luso-brasileira, BE.EP.IC
Assunto(s):Artes marciais   Fenomenologia   Psicologia do esporte   Violência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes Marciais | Desenvolvimento Pessoal | Fenomenologia | psicologia do esporte | Violência | Psicologia do Esporte

Resumo

Objetiva-se identificar e compreender, em meio a relatos de experiência, como o(a)s professore(a)s de artes marciais e esportes de combate (AM&EC) percebem casuais modificações de seu(a)s aluno(a)s ocasionadas por situações disruptivas vividas em práticas de combate. Trata-se de um trabalho qualitativo, exploratório e descritivo que se estende a partir de um projeto PUB de Iniciação Científica - vigência: set/2022 até ago/2023, situado no enquadre do projeto maior "Por uma teoria do combate corporal: rumo a uma psicologia das Artes Marciais e Esportes de Combate" (FAPESP, 2019/1157-6). No decorrer do projeto maior, foram produzidas 131 entrevistas com praticantes de 8 modalidades de AM&EC nas 5 regiões brasileiras, executadas sob escuta suspensiva - método de subtração dos julgamentos para acessar o fenômeno. Assim, para organizar e facilitar o tratamento do material e aplicação metodológica, o trabalho foi desenvolvido em formato colaborativo, com agendas de transcrição e análise organizadas dentre 5 membros do Grupo de Pesquisa cujos trabalhos se originam do projeto supracitado, usam a mesma metodologia e têm objetivos complementares no enquadre do projeto maior. A transcrição atualiza o posicionamento da escuta suspensiva, encaminhando o(a) pesquisador(a) a se familiarizar e se apropriar de suas operações. Para a análise, segue-se com a redução psicológica e cruzamento intencional, usando os diferentes relatos como variações das experiências para proceder com os agrupamentos de sentido a fim de colher suas características intencionais.

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