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Pistas Auditivas e Visuais na Percepção do Foco Prosódico em Crianças com Transtorno Fonológico

Processo: 23/12699-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2024
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2024
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Geovana Carina Neris Soncin Santos
Beneficiário:Felipe Ferro Erlo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/10144-3 - Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico, AP.JP
Assunto(s):Foco   Português do Brasil   Prosódia   Transtorno fonológico   Fonética e fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:foco | Percepção audiovisual | Português brasileiro | Prosódia | Transtorno fonológico | Fonética e Fonologia

Resumo

Este trabalho tematiza a percepção do foco prosódico contrastivo em crianças com o diagnóstico de transtorno fonológico falantes do português brasileiro. Esse tipo de manifestação de foco corrige ou nega uma pressuposição implícita ou explícita de um enunciado anterior produzido em uma situação comunicativa. A percepção é investigada sob a perspectiva da multimodalidade, visto que, na produção de fala, os falantes utilizam simultaneamente as vias verbal e gestual para a manifestação de contrastes linguísticos e outras funções desempenhadas pela prosódia. Tem sido apresentados resultados recentes na literatura que indicam que crianças com transtorno fonológico apresentam inconsistências na produção de foco prosódico. No que diz respeito à percepção de aspectos prosódicos por parte de crianças com transtorno fonológico, pouco se sabe. Assim, faz-se necessária a condução de pesquisas a esse respeito. Mediante ao exposto, a fim de contribuir para a literatura e melhor compreender aspectos da percepção de fala de crianças brasileiras, os objetivos deste trabalho são: (1) comparar o desempenho perceptual auditivo e visual de crianças com transtorno fonológico e de crianças em desenvolvimento típico de linguagem na identificação do foco contrastivo; e (2) verificar se a condição de apresentação dos estímulos teria efeito sobre o desempenho dos grupos na identificação do foco contrastivo. Para tanto, será aplicado aos grupos participantes experimento de percepção de fala desenvolvido no âmbito do Projeto Jovem Pesquisador "Produção e percepção da prosódia em crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico (FAPESP Proc. 10144-3). Durante a execução do experimento, cada participante terá como tarefa indicar, através de resposta de escolha forçada, a palavra mais proeminente da sentença. Os resultados do experimento serão analisados pelo percentual de respostas corretas dos sujeitos participantes, bem como se considerará o tempo dispendido pelo participante para apresentar a resposta após a apresentação do estímulo. Integrado ao Projeto Jovem Pesquisador, os resultados obtidos oferecerão contribuições (i) de natureza descritiva para os estudos de percepção multimodal do Português Brasileiro; (ii) de natureza teórica, ao oferecer resultados que interessam aos estudos de interface entre a linguística e a fonoaudiologia voltados ao aspecto aquisicional da prosódia no contexto mais amplo de aquisição de linguagem/fala; (iii) de natureza aplicada, ao oferecer dados que indiquem quão sensíveis as crianças de diferentes condições desenvolvimentais e clínicas são a pistas de diferentes naturezas envolvidas na percepção de fala, podendo reverberar, assim, no planejamento de intervenções clínicas.

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