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Diálogos artísticos e migrações culturais: a prática retratística de corte em Portugal no reinado de Dona Catarina de Áustria (1507-1578)

Processo: 23/15329-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 15 de janeiro de 2024
Vigência (Término): 14 de abril de 2024
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Cássio da Silva Fernandes
Beneficiário:Janaina Silva Santana
Supervisor: Pedro Eugenio Almeida Flor
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade Nova de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:22/08455-6 - Um pintor flamengo em Portugal: O retrato de Dona Catarina e o circuito de louvores na corte de Dom João III (1521-1557), BP.MS
Assunto(s):Portugal   Renascimento   Retórica   História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Círculo de Louvores | Dona Catarina | Portugal | Renascimento | Retórica | retrato | História da Arte

Resumo

Pretendemos, neste projeto de bolsa estágio de pesquisa no exterior, aprofundar a dissertação em andamento, intitulada Um pintor flamengo em Portugal: o retrato de Dona Catarina e o circuito de louvores na corte de Dom João III (1521-1557) - processo FAPESP: 22/08455-6. Conforme estabelecido no projeto de mestrado, o estágio internacional possibilitará o acesso a fontes primárias e bibliografia que requerem exame detalhado em pesquisa presencial para investigar a prática retratística de corte em Portugal no Renascimento. Dessa forma, o planejamento compreende pesquisas em Portugal, sobretudo, em Lisboa e no Porto, com missões adicionais em Madrid, especificamente, no Museu do Prado onde o retrato está localizado atualmente. Fazê-lo acarreta primeiro, inventariar, qualificar e categorizar os materiais sobre o campo de pesquisa, visando prover precisão teórica, metodológica e acuidade analítica para as discussões promovidas na dissertação. Segundo, visitar coleções de museus e exposições a fim de analisar o retrato e documentos correlatos in loco, os situando em um ambiente cultural. Lê-los propicia, além do mais, recuperar argumentários datados das condições de sua execução, transmissão e recepção. A contribuição subjacente aos estudos é elucidar as dinâmicas dos intercâmbios culturais de decoro pictórico do retrato em Portugal no Renascimento e seus desdobramentos a partir do caso do retrato de Dona Catarina executado por Anthonis Mor.

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