Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da mecânica toracoabdominal em corredores de rua com respiração disfuncional: estudo transversal controlado .

Processo: 23/00406-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2024
Vigência (Término): 31 de maio de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
Beneficiário:João Victor Hermógenes de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atletas   Fisioterapia respiratória
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atletas | Corrida de rua | pletismografia optoeletrônica | Respiração disfuncional | Fisioterapia Respiratória

Resumo

Introdução: Grande parcela dos corredores de rua treina em busca da melhora de desempenho. Uma área pouco estudada em atletas é a biomecânica toracoabdominal (BTA), onde alterações podem afetar o alto rendimento esportivo. A respiração disfuncional (RD) é um distúrbio que se dá por um padrão inadequado da BTA, porém pouco se sabe sobre como ela se manifesta em corredores. Objetivo: avaliar a mecânica toracoabdominal de corredores de rua com RD. Os objetivos secundários serão avaliar a concordância entre os instrumentos de campo (Questionário de Nijmegen e Hi-lo Breathing Assessment) e a pletismografia optoeletrônica (POE). Por último, será avaliado se as alterações da BTA estão associadas a pior desempenho nesta população. Métodos: atletas de corrida de rua de alto rendimento (definidos pelo percentil 25% dos corredores de rua) de 18 a 65 anos serão triados na retirada dos kits para as principais provas de corrida do estado de São Paulo, onde realizarão as avaliações de campo de RD. Num segundo momento, os atletas incluídos serão convidados para avaliação objetiva na POE. Para comparação, será formado um grupo controle por atletas pareados quanto a dados antropométricos e desempenho. Serão incluídos 31 atletas em cada grupo. A normalidade dos dados será avaliada utilizando o teste de Shapiro-Wilk e a comparação entre os grupos será feita utilizando o teste t de Student ou Mann-Whitney.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAVID HALEN ARAÚJO PINHEIRO; JOÃO VICTOR HERMÓGENES DE SOUZA; ALBERTO FERNANDO OLIVEIRA JUSTO; REGINA MARIA CARVALHO-PINTO; FABIANO FRANCISCO DE LIMA; CELSO R F CARVALHO. Asthma in the Brazilian Unified Health Care System: an epidemiological analysis from 2008 to 2021. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 50, n. 2, . (21/14171-8, 21/04198-6, 23/00406-9, 21/03745-3, 18/17788-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.