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Desigualdades sociais e problemas de comportamento na infância em estudos de coorte

Processo: 23/15198-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2024
Vigência (Término): 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Marly Augusto Cardoso
Beneficiário:Isabel Giacomini Marques
Supervisor: Silje Steinsbekk
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Noruega  
Vinculado à bolsa:22/03400-9 - Trajetórias do perímetro cefálico na primeira infância em Cruzeiro do Sul, Acre: fatores associados e relação com desenvolvimento infantil, BP.DD
Assunto(s):Saúde mental   Epidemiologia nutricional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Behavioral Problems | child health | Child well-being | Cohort Studies | mental health | Epidemiologia Nutricional

Resumo

Estima-se que ao menos 43 das crianças aos cinco anos estejam em risco de não alcançar o seu potencial máximo de desenvolvimento quando expostas a déficits de crescimento ou pobreza. Os números são ainda mais alarmantes quando consideramos locais de baixa infraestrutura. Como parte da proposta de pesquisa de doutorado "Trajetórias do perímetro cefálico na primeira infância em Cruzeiro do Sul, Acre: fatores associados e relação com o desenvolvimento infantil", o presente trabalho tem por objetivo investigar e comparar o impacto de desigualdades sociais nas dificuldades de comportamento e problemas emocionais na infância entre estudos de coorte prospectivas em diferentes locais. Após revisão da literatura, as seguintes coortes serão convidadas para uma análise de dados agregados: (a) Ribeirão Preto - Brasil, 1994; (b) São Luís - Brasil, 1997-98; (c) Pelotas - Brasil, 2004; (d) Cruzeiro do Sul - Brasil, 2015; (e) Trondheim - Noruega, 2003-4; (f) Yilo e Lower Manya Krobo - Gana, 2009-10; (g) Amadora - Portugal, 2015. Os problemas de comportamento foram estimados utilizando a versão para os pais do Questionário de Capacidades e Dificuldades, uma ferramenta de rastreio para problemas emocionais e de comportamento. Equipes de pesquisa treinadas coletaram todos os dados nas coortes selecionadas, incluindo dados socioeconômicos na linha de base e avaliações de acompanhamento. O estágio internacional apoiará a formação do bolsista para a análise de dados agregados com foco no desenvolvimento infantil. Ao abordar o impacto da pobreza em todas as suas formas, a importância de alcançar a segurança alimentar, a melhoria da nutrição, uma vida saudável e a promoção do bem-estar para todos, este projeto está comprometido com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável assinada pelas Nações Unidas em 2015. Assim, este estudo contribuirá para a definição de prioridades para as políticas internacionais de promoção da nutrição infantil adequada e do desenvolvimento, visando a redução das desigualdades a nível global.

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