Busca avançada
Ano de início
Entree

Viabilidade produtiva e econômica da inclusão de nucleotídeos em dietas a base de ingredientes vegetais para tambaqui (Colossoma macropomum)

Processo: 22/15957-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2024
Vigência (Término): 31 de agosto de 2026
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Leonardo Susumu Takahashi
Beneficiário:Maria Karolaine Moriman Delgado
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Aditivos   Eficiência   Fisiologia   Nutrição   Saúde   Piscicultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aditivos | desempenho | Fisiologia | Nutrição | Saúde | Piscicultura

Resumo

Os nucleotídeos (NTs) são suplementos funcionais compostos de uma base nitrogenada, grupo fosfato e açúcar. São considerados nutrientes condicionalmente essenciais pois desempenham papeis chaves no funcionamento do organismo animal. A suplementação dietética de NTs demonstrou aumentar o crescimento e palatabilidade da dieta, promover desenvolvimento e reparo intestinal, bem como, incrementar as atividades de enzimas digestivas e propiciar efeitos imunomoduladores em peixes desafiados com patógenos. Entretanto, até o presente momento, não foi verificado estudos que abordaram o efeito interativo entre dietas totalmente vegetais e níveis de NTs no crescimento, estrutura intestinal e imunidade de tambaqui. Nesse contexto, o objetivo da presente proposta será avaliar a viabilidade produtiva e econômica da suplementação de uma mistura de nucleotídeos em dietas a base de ingredientes vegetais para de juvenis de tambaqui desafiados com o patógeno Aeromos hidrophyla. Para isso, ensaios serão conduzidos por um período de 120 dias e análises de desempenho, da histomorfometria intestinal, de respostas imunológicas e da viabilidade econômica serão realizados. Uma dieta basal será formulada exclusivamente com ingredientes vegetais e suplementada com 6 níveis de uma mistura de nucleotídeos (0,0, 2,0, 4,0, 6,0, 8,0 e 10,0 g kg-1 de dieta). Será utilizado o delineamento inteiramente casualizado com 6 tratamentos com 4 repetições cada. Espera-se que a inclusão de nucleotídeos em dieta formulada com base em ingredientes vegetais proporcione melhor crescimento, estrutura intestinal e respostas imune de juvenis de tambaqui submetidos ao desafio bacteriano, além de reduzir os custos de produção com a ração devido a um melhor aproveitamento da dieta.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)