Bolsa 23/13478-8 - Acessibilidade, Ensino superior - BV FAPESP
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ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: perspectiva de técnicos administrativos e professores do campus Baixada Santista

Processo: 23/13478-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Andrea Perosa Saigh Jurdi
Beneficiário:Ana Luiza Magalhaes Bastos
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Acessibilidade   Ensino superior   Inclusão   Políticas públicas   Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | Educação Superior | Inclusão | Politicas Públicas | Educação Especial

Resumo

Gerar produção do conhecimento científico qualificado é indispensável à redução da exclusão, da pobreza e da desigualdade social refletida por dificuldades de acesso e permanência com êxito na Educação Superior, na atualidade. Neste contexto, é essencial levantar e compreender o desenho de políticas educacionais afirmativas inclusivas que priorizam garantias de acessibilidade e participação de todos na educação superior, dentre os quais se inserem os que se reconhecem na condição de pessoa com deficiência. Essa proposta de pesquisa se afastará de concepções que buscam situar a deficiência a partir de categorias e classificações fixas de normalidade/anormalidade, fundamentadas numa visão de corpo normativa e a-histórica de sujeito, para respeitar o conceito de interseccionalidade que remetem a outros determinantes sociais e problematizar as múltiplas experiências de opressão e exclusão das pessoas com deficiência nos contextos universitários investigados. Posto isso, esta pesquisa tem por finalidade investigar as condições de acessibilidade identificadas por servidores técnicos administrativos e professores do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. As ações desta pesquisa integram as atividades da "Rede de Pesquisa Internacional em Acessibilidade e Inclusão na Educação Superior", na Chamada CNPq Nº 26/2021 de Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior - Proc. 401681/2022-0 e do Projeto Acessibilidade e Inclusão na Educação Superior, desenvolvido no campus Baixada Santista. Assim, constituem como seus objetivos específicos: a) delinear o perfil de estudantes, técnicos administrativos e professores com e sem deficiência nos cursos de graduação e pós-graduação e b) identificar e compreender os indicadores de acessibilidade que facilitam e/ou dificultam a permanência pessoas com deficiência na instituição na perpsepctiva de profesosres e técnicos administrativos. Como instrumento de pesquisa será utilizado o questionário Índice de Inclusão para o Ensino Superior - INES- Brasil, disponibilizado aos participantes do estudo por meio de formulário google. Os resultados serão analisados pela verificação da distribuição dos valores atribuídos para mensuração na escala tipo Likert, por meio do tratamento descritivo com base na "Análise de correspondência múltipla". Espera-se que os resultados alcançados, em diálogo com os dados coletados em outras universidades, contribuam para alargar os conhecimentos acerca do impacto das políticas institucionais produzidas para a consolidação de culturas, políticas e práticas educacionais inclusivas em nossa universidade, compreendendo a deficiência a partir de uma perspectiva interseccionalizada.

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