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Psicologia Baseada em Evidências no combate ao bullying: apropriação teórico-metodológica de uma intervenção italiana in loco

Processo: 23/11828-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2024
Vigência (Término): 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Wanderlei Abadio de Oliveira
Beneficiário:Wanderlei Abadio de Oliveira
Pesquisador Anfitrião: Ersilia Menesini
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Università degli Studi di Firenze, Itália  
Assunto(s):Bullying   Intervenção psicológica   Saúde do adolescente   Saúde mental   Intervenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | cyberbullying | Intervenção Psicológica | Psicologia do Desenvolvimento Humano | Saúde do Adolescente | Saúde Mental | Intervenção

Resumo

Esta proposta tem como objetivo principal conhecer e colaborar no desenvolvimento de uma intervenção antibullying na Itália para, posteriormente, realizar sua adaptação e validação transcultural para uso no Brasil. Os objetivos específicos delineados visam alcançar uma compreensão aprofundada da intervenção, aprender os princípios necessários para sua implementação no Brasil, colaborar com os pesquisadores internacionais, documentar o processo e o envolvimento dos participantes, estruturar uma base teórica para a atuação contra o bullying, participar de treinamentos e reuniões, contribuir com publicações e consolidar parcerias. O método proposto enfrenta desafios distintos. O primeiro desafio reside na transferência dos princípios da intervenção italiana para o contexto brasileiro. Para superá-lo será realizada uma mapping review seguindo as etapas de planejamento, condução e a elaboração de relatório, visando comparar evidências de eficácia e particularidades culturais. O segundo desafio diz respeito ao acompanhamento das intervenções nas escolas italianas. Serão utilizados diários de campo para capturar detalhes que gravações não conseguem, mantendo a objetividade e autenticidade das observações. Esse material será submetido às técnicas de análise qualitativa e fornecerá material para a adaptação e validação futura da intervenção para escolas brasileiras. O terceiro desafio é a síntese e integração de dados de diferentes fontes e contextos para construir uma base teórica robusta. Para tanto serão seguidos os princípios analíticos da Teoria Fundamentada. É importante notar que o grupo anfitrião possui grande experiência em intervenções antibullying e o estágio de pós-doutorado impactará decisivamente na carreira do pesquisador proponente e na definição de seu perfil como líder de pesquisas com colaboradores internacionais.

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