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Dia de santo e brincadeira de caboclo: as festas de santo na aldeia Pataxó Boca da Mata

Processo: 23/07567-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2023
Vigência (Término): 31 de maio de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Felipe Ferreira Vander Velden
Beneficiário:Larissa Moreira Portugal
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Povos indígenas do Brasil   Catolicismo   Cristianismo   Festas religiosas   Santos (religião)   Mulheres   Porto Seguro (BA)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Catolicismo | Encantandos | Festas de Santo | mulheres | Nordeste Indígena | Pataxó | Etnografia Pataxó

Resumo

Por meio de uma etnografia com os Pataxó habitantes da aldeia Boca da Mata (Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, em Porto Seguro, Bahia), o objetivo geral deste projeto de pesquisa é compreender os modos pelos quais os Pataxó se relacionam com uma categoria de seres outros-que-humanos específica: os santos e "caboclos"/"encantados" que povoam sua cosmologia, e que podemos definir, para fins analíticos, como domínio sobrenatural. Para tanto, terei como epicentro de investigação as Festas de Santo realizadas anualmente na comunidade e que, conforme argumento, consistem em ponto de concentração e encontro entre santos, humanos e "caboclos". No geral, viso compreender o que as Festas de Santo podem nos dizer sobre a maneira como os Pataxó compreendem e se relacionam com a sobrenatureza, e o que isso expressa em termos do seu regime de alteridade. Além disso, levando em conta que nestas festas ocorrem incorporações, e elas são prevalentemente femininas, pretendo analisar, paralelamente, o papel das mulheres pataxó no fenômeno da incorporação para compreender se isso pode (e se pode, o que pode) expressar alguma inflexão de gênero nas relações humano-sobrenatural, bem como uma possível capacidade xamânica destas mulheres. A pesquisa terá como base bibliográfica quatro eixos primordiais: os estudos que se debruçam sobre festividades católicas entre povos indígenas e populações rurais; os debates sobre o cristianismo indígena nas Terras Baixas da América do Sul; a bibliografia do Nordeste Indígena que se concentra no fenômeno dos "caboclos" - também chamados de "encantados"; e, por fim, a bibliografia feminista na etnologia que se dedica à reflexão de gênero dando ênfase a agência feminina em distintos domínios da vida social. Considero que a articulação desses eixos como fundamentos teóricos para o tema aqui proposto, me possibilitam apresentar novas reflexões etnográficas contribuindo tanto com a bibliografia pataxó quanto com os campos de estudo acima elencados. (AU)

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