Bolsa 23/05578-2 - Funções executivas, Jogos digitais - BV FAPESP
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Desenvolvimento e validação de protótipo de um jogo digital para o treinamento de funções executivas a estudantes com paralisia cerebral

Processo: 23/05578-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2023
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Manoel Osmar Seabra Junior
Beneficiário:Caroline Junqueira de Pádua Stábile
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Funções executivas   Jogos digitais   Paralisia cerebral   Tecnologia assistiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:funções executivas | jogos digitais | paralisia cerebral | tecnologia assistiva | Jogos Digitais e Tecnologia Assistiva

Resumo

As habilidades cognitivas podem ser compreendidas como um conjunto de habilidades que são aprendidas em diferentes graus, conforme um indivíduo cresce e se desenvolve mentalmente. Nas crianças com Paralisia Cerebral estas habilidades podem ser afetadas, de forma mais grave, prejudicando seu desenvolvimento. A interação com jogos digitais tem impactado de forma relevante as funções executivas proporcionando contribuições significativas ao público da Educação Especial. Nesse sentido, este estudo possui como objetivo desenvolver e validar um protótipo de um jogo digital como recurso de Tecnologia Assistiva em estudantes com Paralisia Cerebral para o treinamento das dimensões memória e atenção das funções executivas. Essa pesquisa será desenvolvida em cinco etapas. A primeira etapa consistirá em analisar o conjunto de diretrizes na literatura por meio de pesquisas bibliográficas que contemplam informações sobre o desenvolvimento de jogos digitais para estudantes com paralisia cerebral. A segunda etapa será o desenvolvimento do protótipo de um jogo digital. A terceira etapa consistirá na validação de um protótipo do jogo digital para treinamento das funções executivas propostas junto a especialistas convidados em grupo de discussão. A quarta etapa será para o desenvolvimento do jogo digital. E a quinta etapa será a intervenção utilizando o método do Delineamento Intrassujeito do tipo AB.

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