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Avaliação do efeito da indução de emoções e do país de origem na eficácia e atenção visual de anúncios para a promoção de vacinação contra o HPV: um estudo experimental no Brasil e Reino Unido

Processo: 23/04160-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2024
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:João Lucas Hana Frade
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação em saúde   Emoções   Saúde pública   Marketing
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação em saúde | efeito país de origem | Eficácia de anúncios | Emoções | Saúde Pública | Vacinação contra o HPV | Marketing

Resumo

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por causar diversos cânceres, especialmente o cervical. Apesar da existência de vacinas eficazes para a proteção contra a doença, os níveis ideais de vacinação ainda não foram atingidos, havendo a resistência de pais em vacinar os seus filhos. Diante disso, há a necessidade de um maior entendimento sobre as comunicações envolvendo o assunto, especialmente o uso de anúncios. Como existe a falta de conhecimento sobre o efeito da indução de emoções discretas e do efeito país de origem em anúncios para a promoção da vacinação contra o HPV, este estudo busca preencher essa lacuna de pesquisa ao investigar o efeito da indução de emoções discretas e do país de origem da vacina na atenção visual e eficácia de anúncios para promover a vacinação contra o HPV. Para isso, serão realizados dois experimentos entre sujeitos com pais de crianças e adolescentes menores de 14 anos tanto no Brasil quanto no Reino Unido. No primeiro experimento, haverá a indução de uma dentre três possíveis emoções (positiva/negativa/nenhuma) nos participantes utilizando o método NAPS-BE, havendo, em seguida, a exposição à imagem de um anúncio real para a promoção da vacinação contra o HPV. No segundo experimento, os participantes serão expostos a esse mesmo anúncio ocorrendo a manipulação (i.e., edição da imagem) da informação sobre o país de origem da vacina (Brasil/Reino Unido/China/sem informação). Durante os experimentos, os participantes terão seus movimentos oculares rastreados através de um eye-tracker (ET) e responderão a um questionário referente à eficácia do anúncio. Os resultados obtidos pelo ET e pelo questionário de eficácia serão analisados através de técnicas estatísticas de modo a cumprir os objetivos do estudo.

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