Bolsa 23/02257-0 - Artes cênicas, Cinema - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do falso: criação de procedimentos artístico-pedagógicos a partir da pesquisa sobre o falso e a falsificação

Processo: 23/02257-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Maria Lucia de Souza Barros Pupo
Beneficiário:Ines Bushatsky
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Artes cênicas   Cinema   Falsificação   Gênero cinematográfico   Violência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema | Falso | Orson Welles | Pedagogia das Artes Cênicas | Pedagogia das Artes Cênicas

Resumo

Este projeto inscreve-se em um processo de pesquisa continuada, desenvolvida desde 2014, e dá seguimento às investigações sobre a criação de procedimentos artístico-pedagógicos a partir do uso de obras cinematográficas. Inicialmente, na Graduação em Artes Cênicas, investigamos em uma pesquisa de Iniciação Científica (apoiada pela FAPESP) o conceito de violência nas obras de Quentin Tarantino; posteriormente, no Mestrado, exploramos os conceitos de autodefesa e a forma da mixtape nas obras documentais do diretor sueco Goran Olsson. Agora, no Doutorado, debruçamo-nos sobre o tema do falso e da falsificação a partir, sobretudo, da obra F for Fake (1973) de Orson Welles. O método é o mesmo que vinha sendo desenvolvido no Mestrado, ampliando agora o escopo das análises e das referências, e aprofundando as hipóteses de leitura do entrecruzamento entre as linguagens cênica e cinematográfica, e suas potencialidades pedagógicas. Ainda, a pesquisa pretende colaborar com o campo teórico e estético sobre o falso e a falsificação, a partir da elaboração de um dossiê pedagógico, como fizemos também na nossa Dissertação de Mestrado, sendo este um dos nortes pedagógicos desta pesquisa. Para isso, dando continuidade a pesquisas cênicas iniciadas em 2021, testaremos as proposições elaboradas em diferentes contextos de experimentação artística, elaborando o dossiê a partir da análise de seus resultados. O dossiê pedagógico oferecerá uma exposição dos processos e resultados, contemplando linguagens artísticas e estimulando debates sobre temas da atualidade envolvendo os conceitos de falso, falsificação, autenticidade e coletividades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)