Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterização de patógenos associados a síndrome da murcha da cana-de-açúcar (SMC)

Processo: 23/12795-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2023
Vigência (Término): 30 de setembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Acordo de Cooperação: Grupo São Martinho
Pesquisador responsável:Antonio de Goes
Beneficiário:Pedro Costa Scrivanti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Empresa Sede:Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)
Vinculado ao auxílio:17/25258-1 - Centro de Pesquisa em Engenharia - Fitossanidade em Cana de Açúcar, AP.PCPE
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Doenças de plantas   Etiologia   Fitopatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cana-de-açúcar | Doenças de Plantas | etiologia | Fitopatologia

Resumo

A cana-de-açúcar (Saccharum spp.) é uma das principais culturas do agronegócio brasileiro. Apesar da importância, diversos fatores têm impactado nos custos de produção, com destaque para as doenças, que reduzem a produtividade e a qualidade dos produtos finais. Recentemente, uma doença de etiologia desconhecida tem sido constatada em diversas regiões produtoras do país. Tem sido denominada de "Síndrome do Murchamento da Cana-de-açúcar" (SMC), onde as plantas doentes apresentam murchamento e secamento de colmos. A identificação do agente causal é o primeiro passo para o desenvolvimento de estratégias de manejo da doença. A identificação do patógeno permitirá avaliar a suscetibilidade das variedades comerciais e auxiliar na seleção de variedades resistentes à doença. A solicitação de uma bolsa de treinamento técnico TT-I, destina-se a apoiar as atividades do Projeto relacionadas à caracterização etiológica da SMC. Os isolados dos fitopatógenos serão obtidos de colmos sintomáticos coletados em áreas de cultivo de cana-de-açúcar. O bolsista receberá treinamento em técnicas básicas de laboratório para isolamento, cultivo, purificação, conservação e caracterização de patógenos associados à SMC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)