Bolsa 23/07991-4 - Inclusão social, Participação social - BV FAPESP
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Conceitos em disputa na terapia ocupacional

Processo: 23/07991-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 16 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 04 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Paula Serrata Malfitano
Beneficiário:Ana Paula Serrata Malfitano
Pesquisador Anfitrião: Deborah Rudman
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Western University , Canadá  
Assunto(s):Inclusão social   Participação social   Terapia ocupacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação de conceitos | inclusão social | participação social | Referenciais teórico-metodológicos | Terapia ocupacional

Resumo

Apresenta-se a proposta de Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) como parte das atividades referentes ao projeto "Conceitos em Disputa na Terapia Ocupacional". O projeto é sediado na UFSCar, em parceria com a Profa. Dra. Debbie Laliberte-Rudman, da Western University, Canadá, com o planejamento de atividades no exterior por seis meses. Propõe a discussão dos conceitos que embasam a área de terapia ocupacional para a realização de suas ações, tendo em vista o aumento dos debates em torno da diversidade teórico-metodológica radicada localmente. Partindo dos conceitos acerca do lócus de ação profissional: atividade humana, ocupação, cotidiano e modos de vida, assim como daqueles relacionados à finalidade da atuação: engajamento ocupacional, inserção/inclusão social, emancipação/autonomia e participação social; defende-se sua pluralidade para expressar diversas manifestações e variações da profissão no mundo. A partir da Terapia Ocupacional Social e da Ciência Ocupacional Crítica, propõe-se o debate sobre os conceitos de inserção/inclusão social e participação social como aqueles que auxiliam a centralização das ações terapêutico-ocupacionais na vida social, com vistas à sua aplicação para todos os campos de atuação. Tal processo será realizado por meio de: a) revisão conceitual da literatura acerca das produções sobre os conceitos de inserção/inclusão e participação social; b) debates temáticos com pesquisadores, a fim de criar sínteses conceituais. Espera-se que o projeto contribua com um maior rigor metodológico para a profissão, bem como com desdobramentos na fundamentação de sua prática contemporânea frente aos desafios sociais vivenciados. (AU)

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