Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de dispositivo a partir de manufatura aditiva para determinação de ureia em amostras de leite e cosméticos.

Processo: 23/12972-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2023
Vigência (Término): 30 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Paulo Clairmont Feitosa de Lima Gomes
Beneficiário:Natália dos Santos Trindade
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Impressão tridimensional   Ureia   Instrumentação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dispositivos de baixo custo | fotômetro | impressão 3D | ureia | Instrumentação

Resumo

Dispositivos de análises químicas portáteis têm uma ampla aplicabilidade em testes nos quais é necessário uma resposta simples e rápida, como por exemplo em amostras de produtos perecíveis (leite, soro, sangue ou urina). Neste tipo de amostras é de suma importância conhecer as reações químicas que são geradas e que podem apresentar alguma interferência na análise, além de usar reações instantâneas. Estes dispositivos podem ser criados usando a manufatura aditiva (impressão 3D), o que permite o desenvolvimento de objetos a partir de modelos virtuais. Fluorímetros e/ou fotômetros impressos são normalmente usados para análises rápidas, pois são portáteis e de baixo custo, comparado com técnicas espectrofotométricas e cromatográficas tradicionais. O projeto destes equipamentos permite um maior controle de suas características, para a otimização destas análises, um exemplo é o menor volume de amostras e reagentes necessários. Este projeto tem como objetivo a determinação colorimétrica da ureia, em amostras de leite e produtos cosméticos a partir da reação com para-dimetilaminobenzaldeído (p-DMAB), gerando um complexo de coloração amarela. O produto da reação será analisado em um dispositivo espectrofotométrico obtido por impressão 3D, contendo componentes eletrônicos simples e baratos, projetados no laboratório. A variável resposta será o valor da absorbância obtida a partir da resposta por resistência variável advinda da reação usada. Espera-se uma boa eficiência quando comparado à métodos de referência, uma vez que irá conter os componentes necessários de um fotômetro tradicional, apenas sendo miniaturizado e também, portátil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)