Busca avançada
Ano de início
Entree

HIDROGEL COM SISTEMA DRUG DELIVERY DE RANELATO DE ESTRÔNCIO E RALOXIFENO, IMPRESSO EM 3D, PARA REPARO ÓSSEO EM RATAS OVARIECTOMIZADAS: estudo in vitro e in vivo.

Processo: 23/08439-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2023
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2025
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Luana Marotta Reis de Vasconcellos
Beneficiário:Marília Nanni Vieira
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de liberação de medicamentos   Impressão tridimensional   Osteogênese   Ovariectomia   Biomateriais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:drug delivery | impressão 3D | neoformação óssea | ovariectomia | Biomateriais

Resumo

Neste projeto será investigada a influência de sistemas drug delivery utilizando hidrogéis incorporados com partículas de biovidro funcionalizadas com medicamentos na regeneração de defeitos ósseos críticos em fêmures de ratas ovariectomizadas. Os fármacos utilizados para funcionalizar as partículas do biovidro serão o raloxifeno e o ranelato de estrôncio, dos quais se espera ação local. Inicialmente será realizada a síntese e caracterização do biovidro, seguida da sua funcionalização com os fármacos, por meio da rota sonoquímica. Sequencialmente será realizada a caracterização do hidrogel produzido por meio da técnica de impressão 3D e incorporados com os biovidros funcionalizados. Em seguida será realizado o teste de citotoxicidade dos diferentes hidrogéis, utilizando células mesenquimais diferenciadas em osteoblastos, isoladas de fêmures de ratas ovariectomizadas. Posteriormente, será realizado o experimento in vivo. Para tanto, ratas Wistar adultas jovens, fêmeas (n=8 para cada subgrupo) serão divididas em 2 grupos: S- submetidas à cirurgia fictícia de ovariectomia bilateral (Sham), OVX- submetidas à ovariectomia bilateral. Após 8 semanas das cirurgias, todos os animais serão submetidos ao defeito ósseo crítico na epífise distal dos fêmures bilateralmente, os quais serão preenchidos com coágulo, hidrogel incorporado com partículas de biovidro e hidrogel incorporado com partículas de biovidro funcionalizadas com os fármacos raloxifeno ou ranelato de estrôncio. Todos os animais, Sham e OVX, receberão nos dois fêmures o mesmo hidrogel, que será impresso com design de cilindro de 4x4mm para o preenchimento do defeito. A eutanásia dos animais será realizada 4 semanas após o procedimento cirúrgico, momento no qual será retirado 5mL de sangue de cada animal para análise de citocinas. Após eutanásia, os fêmures direitos serão submetidos as análises de microtomografia computadorizada para a avaliação morfométrica do osso formado na área do defeito crítico. Enquanto as peças dos fêmures esquerdos serão submetidas ao processamento laboratorial para análise histológica, histomorfométrica e imunohistoquímica, para avaliar a qualidade e a quantidade de tecido ósseo neoformado na área do defeito, bem como a presença de marcadores TRAP, osteocalcina e osteoprotegerina. Os dados quantitativos serão submetidos ao teste de normalidade para a seleção do teste estatístico apropriado (paramétrico ou não paramétrico), com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)