Bolsa 23/08754-6 - Currículo, Ensino de geografia - BV FAPESP
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Políticas curriculares do ensino médio em São Paulo e do high school na província de Ontário-Canadá: disputas no processo de hegemonização do sentido de conhecimento geográfico escolar

Processo: 23/08754-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 20 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Rafael Straforini
Beneficiário:Rafael Straforini
Pesquisador Anfitrião: Mark Hunter
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Toronto Scarborough (UTSC), Canadá  
Assunto(s):Currículo   Ensino de geografia   Ensino médio   Política educacional   São Paulo   Canadá
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento Geográfico Escolar | curriculo | Ensino de Geografia | Ensino Médio | Geografia da educação | High Scholl | Políticas Educacionais | Ensino de Geografia

Resumo

O presente projeto de pesquisa refere-se a um Estágio de Pesquisa no Exterior a ser desenvolvido no Departamento de Geografia Humana da Universidade de Toronto. Faz parte de uma investigação mais ampla realizada no Laboratório Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (Apegeo), em que se investigam diferentes frentes sobre as políticas educacionais brasileiras, com destaque para o "Novo" Ensino Médio e a Formação de Professores. Este projeto de Estágio de Pesquisa no Exterior, tem como objetivo geral compreender como as mais recentes políticas educacionais para o nível do Ensino Médio em São Paulo e para o Hight School em Ontario-Canada têm atuado no processo de hegemonização discursivo de novos sentidos para o conhecimento geográfico escolar suturados a partir de um currículo estruturado por áreas de conhecimento -Ciências Humanas e Sociais - e da flexibilização curricular, em que os estudantes escolhem seus "caminhos" acadêmicos ou de estudos a partir de seus interesses e projetos de vida individuais. A metodologia proposta para análise do material empírico a ser produzido a partir de levantamento documental e bibliográfico será a partir dos fundamentos teóricos-metodológicos da triangulação dos conceitos: i) "atuação de política", proposto por Ball, Maguire e Braun (2015); ii) hegemonia e práticas discursivas presentes na obra de Ernesto Laclau e ChantalMouffe e; iii) de paisagens de conhecimento profissional, proposto por Clare Brooks. (AU)

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