Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da carbamazepina, em concentrações ambientalmente relevantes, sobre a regulação neuroendócrina em machos de Astyanax lacustris (Teleostei: Characiformes).

Processo: 23/03227-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2023
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Renata Guimarães Moreira Whitton
Beneficiário:Daniel Jaen Alonso Neto
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/05369-7 - Avaliando os impactos na saúde, de concentrações de carbamazepina relevantes para o meio ambiente em Danio rerio, BE.EP.MS
Assunto(s):Ecotoxicologia   Endocrinologia   Peixes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ecotoxicologia | endocrinologia comparada | Peixes | Ecotoxicologia

Resumo

A homeostase do sistema neuroendócrino nos vertebrados é dependente da interação entre o hipotálamo e a hipófise, sendo que os eixos hipotálamo-hipófise-gônadas (HHG), tireoide (HHT) e interrenal (HHI) se comunicam, regulando funções como a reprodução, o metabolismo e a resposta ao estresse. Esta interação tem sido extensivamente estudada nos teleósteos, principalmente nas espécies de clima temperado. Assim como nos vertebrados, nos teleósteos, neurônios hipotalâmicos produzem neuro-hormônios que estimulam ou inibem a liberação de hormônios hipofisários, que por sua vez, regulam a síntese e a liberação de esteroides gonadais, da interrenal e hormônios tireoidianos. Alterações ambientais, como a presença de compostos químicos na água podem modular a regulação neuroendócrina desses eixos. Atualmente, muitos compostos químicos são liberados no meio ambiente atuando como desreguladores endócrinos DE). Dentre esses compostos, destaca-se a carbamazepina (CBZ), um fármaco utilizado no tratamento de distúrbios neurológicos, sendo frequentemente encontrado em ambientes aquáticos. A CBZ é altamente resistente à biodegradação, o que pode resultar em um grande potencial de bioacumulação e interferência fisiológica em teleósteos e, por isso, merece destaque em estudos sobre DE em organismos aquáticos. O objetivo do projeto é avaliar a capacidade da CBZ de agir como DE nos eixos HHG, HHT e HHI em machos do teleósteo nativo Astyanax lacustris. Os peixes serão expostos de forma subcrônica às concentrações ambientalmente relevantes de CBZ, e analisadas a concentração plasmática de esteroides gonadais (17²-estradiol, testosterona e 11-cetotestosterona), cortisol e hormônios da tireoide (T3 e T4). Será analisada ainda a expressão hipofisária dos genes dos hormônios adrenocorticotrófico (acth), tireotropina (tsh), folículo-estimulante (fsh) e luteinizante (lh).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)