Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação e caracterização do perfil de receptores hormonais na vagina de camundongos primíparos e multíparos senescentes no pós-parto.

Processo: 23/08902-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2023
Vigência (Término): 30 de setembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Sílvio Roberto Consonni
Beneficiário:Rennan Francisco Sanches
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Camundongos   Envelhecimento   Hormônios   Vagina   Reprodução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:camundongo | Envelhecimento | hormônios | multiparidade | vagina | Biologia da reprodução

Resumo

Introdução: Durante a vida reprodutiva de uma mulher, diversos fatores contribuem para a modificações nos órgãos reprodutores como idade, gestação e parto. A vagina desempenha um papel importante na sustentação dos órgãos pélvicos e hormônios, como estrogênio, progesterona e relaxina, influenciam as alterações no tecido vaginal. Essas alterações podem levar a perda na integridade da parede vaginal, o que pode causar o Prolapso de Órgãos Pélvicos (POP), que afeta cerca de 21,7% das mulheres entre 18 e 83 anos. Porém, pouco se sabe sobre os mecanismos que afetam a integridade da parede vaginal e se esses hormônios têm alguma relação com essas alterações, sendo assim modelos animais são importantes para investigar e compreender o POP.Objetivos: Avaliar e caracterizar a morfologia da vagina e o perfil dos receptores hormonais na parede vaginal de camundongos primíparos e multíparos senescentes no pós-parto, o que pode contribuir para a compreensão do POP e dar suporte às pesquisas que investiguem as vias fisiopatológicas e moleculares da reprodução com alterações do canal do parto.Método: Avaliação histológica, análise morfométrica da vagina, localização proteica e avaliação da expressão gênica dos receptores hormonais de estrogênio, progesterona e relaxina em camundongos primíparos e multíparos senescentes. Os materiais biológicos a serem utilizados no presente projeto já foram coletados em projeto anterior do grupo de pesquisa nos dias seis (D6) e 18 de prenhez (D18) e três (3dpp) e 21 dias pós-parto (21dpp). Resultados esperados: Espera-se comparar os receptores hormonais entre animais primíparos e multíparos senescentes com o intuito de encontrar evidências do enfraquecimento tecidual e da predisposição de mulheres ao POP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)