Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos combinados da sazonalidade climática e da pandemia de Covid-19 sobre as dinâmicas tróficas da abelha-europeia em um ambiente tropical urbano.

Processo: 23/05405-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2023
Vigência (Término): 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Raul Costa Pereira
Beneficiário:João Pedro Vieira Fornasari
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:20/11953-2 - Ecos da desigualdade socioeconômica na biodiversidade (IneqBio), AP.JP
Assunto(s):Apis mellifera   COVID-19   Isótopos estáveis   Nicho trófico   Ecologia animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apis mellifera | Covid-19 | isotopos estáveis | nicho trófico | Recursos antrópicos | Sazonalidade climática | Ecologia Animal

Resumo

A abelha-europeia (Apis mellifera Linnaeus, 1758), um inseto cosmopolita e generalista, consome uma grande variedade de recursos tróficos em ambientes urbanos, incluindo recursos florais (i.e., néctar e pólen) e alimentos antrópicos ricos em carboidratos. Sendo assim, em cidades, os padrões de forrageamento de A. mellifera podem variar no tempo em função da disponibilidade dessas fontes de alimento, a qual pode ser influenciada pela sazonalidade climática e eventos não sazonais, como mudanças em grande escala na atividade humana. Nesse sentido, este projeto busca investigar os efeitos combinados da sazonalidade climática e da pandemia de Covid-19 sobre o nicho trófico da abelha-europeia num ambiente tropical urbano. Apesar de devastadora, a pandemia criou uma oportunidade singular para estudar como a retirada prolongada seguida pela reintrodução abrupta de recursos antrópicos em cidades, fenômeno resultante do isolamento social, afetaram as dinâmicas tróficas sazonais de A. mellifera. Para tanto, usaremos análises isotópicas para avaliar a dieta de abelhas-europeias no campus da Unicamp (Barão Geraldo, Campinas, São Paulo) e suas arredores urbanos em quatro períodos ao longo de dois anos (estação chuvosa, estação seca, estação chuvosa durante o isolamento social, e estação seca logo após o fim do isolamento social). Uma vez que recursos florais e antrópicos apresentam valores isotópicos de carbono distintos, utilizaremos valores de delta 13C dos tecidos das abelhas para quantificar mudanças temporais na contribuição de alimentos naturais e humanos ao nicho trófico de A. mellifera. Analisaremos os valores de delta 13C a partir de uma combinação de métodos estatísticos no programa R, como modelos lineares mistos e modelos bayesianos de mistura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)