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O código estético em Dress Suits to Hire: perspectiva estética, recepção e visibilidade lésbica a partir da linguagem teatral.

Processo: 23/06825-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2023
Vigência (Término): 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Lúcia Regina Vieira Romano
Beneficiário:Rafaela Jacomini Souza
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Recepção   Semiótica   Teatro contemporâneo   Visibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lésbica | Recepção | semiótica | Teatro Contemporâneo | visibilidade | Semiótica do Teatro

Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo examinar a articulação de signos textuais, corporais e audiovisuais utilizados no teatro para tratar da comunidade lésbica, levando em conta aspectos da recepção das obras pelo público. Com o intuito de circunscrever algumas bases estéticas dos teatros que têm a articulação de gênero e sexualidade como enfoque, nomeado por pesquisadoras como Romano (2017), Sisley (1996) e Wang (2014) de Teatro Lésbico, esta pesquisa toma como estudo de caso uma peça que marcou a história deste modo de fazer na cena: Dress Suits To Hire (1987), do grupo norte-americano Split Britches. Assim, serão mapeadas as invenções formais e de processo criativo que constituem alternativas cênicas diferenciadas e abertas à perspectiva lésbica. Produções teóricas, a exemplo de Lorde (2019), Rich (2010) e Grillo (2019), entre outras, serão utilizadas, a fim de ressaltar a importância das redes de compartilhamento e afeto para os coletivos contra-hegemônicos. As referências contribuirão para observar o valor da criação em artes para a expressão desses sujeitos, na construção de imaginários singulares e na visibilização de suas marcas no mundo. Desta maneira, esta pesquisa investiga a arte teatral a partir de sua potência subversiva, a qual é capaz de desestabilizar conceitos e discursos dados como neutros no meio teatral, como um reflexo da cegueira social, mas que carregam conotações nocivas a certos grupos. Será examinado também como, ao colocar questões importantes da vida de lésbicas em cena, o grupo norte-americano Split Britches, em Dress Suits To Hire (1987), estabeleceu diálogos com as experiências de seu público, permitindo que o espetáculo provocasse identificações, que reverberam ainda hoje.

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