Bolsa 23/10622-0 - Alfabetização, Aprendizagem - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Narrar e (sobre)viver em processos de ensinar aprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares - Leitura e Escrita e Ciências

Processo: 23/10622-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Guilherme do Val Toledo Prado
Beneficiário:Leila Munhoz Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06842-2 - Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares, AP.EP
Assunto(s):Alfabetização   Aprendizagem   Ciência   Cotidiano escolar   Ensino   Narrativa   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | aprendizagem | ciências | cotidiano escolar | ensino | Narrativas | Ensino e Formação de Professores

Resumo

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leão Vallerie atende do 1o. aos 9o. anos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos -EJA, pretende com a participação nesta pesquisa potencializar melhorias dos processos de ensinar e aprender desenvolvidos pelas professoras à luz dos valores da qualidade social na perspectiva da formação humana integral. Buscamos o fortalecimento do compromisso entre os coletivos constituídos pela escola e universidade e assim entendemos possibilitar um conjunto de reflexões em torno do trabalho educativo, no cotidiano escolar, que contribua para melhoria da educação escolar. A partir disso, o trabalho será desenvolvido em articulação com as parcerias constituída na escola e com os profissionais e estudantes da universidade com discussões que permitam, coletivamente, desenvolver compreensões acerca do trabalho pedagógico implicado com a formação humana dos estudantes, professores e da comunidade educacional. Em específico, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a proposição da ação-reflexão-ação das práticas pedagógicas toma como referência as especificidades das infâncias que constituem e produzem experiências considerando, em especial, a integração entre os conhecimentos relacionados à leitura e escrita e ciências, campos focalizados pelo presente projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)