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Os livros didáticos italianos e a circulação do fascismo nas cidades de São Paulo e de Buenos Aires 1922 a 1943

Processo: 22/15183-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2023
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Renata Brião de Castro
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/16884-7 - A produção dos livros didáticos italianos para a circulação nas cidades de São Paulo e de Buenos Aires durante os anos do fascismo italiano (1922-1943), BE.EP.PD
Assunto(s):História da educação   Fascismo   Nacionalismo   Livro didático   Língua italiana   São Paulo (SP)   Buenos Aires   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura material escolar | Fascismo | Italianidade | livros didáticos italianos | Nacionalismo | História da Educação

Resumo

O presente projeto analisará a circulação dos ideais fascistas e a alteração da noção de italianidade e de nacionalidade expressos em livros didáticos difundidos nas cidades de São Paulo e de Buenos Aires entre os anos de 1922 e 1943. São Paulo e Buenos Aires foram, e ainda são, as duas cidades da América Latina com maior concentração de italianos e descendentes. Os livros didáticos italianos circularam por meio das nomeadas escolas italianas nos diversos países em que havia um contingente de italianos, como o Brasil e a Argentina. Durante o período do governo de Benito Mussolini, os livros foram instrumentos importantes para a disseminação da sua ideologia, portanto a italianidade e a nacionalidade passaram a se confundir com o fascismo. Nesse sentido, os livros didáticos italianos foram utilizados para instruir essa população escolar e educar para a italianidade e, no período estudado, para uma italianidade fascista. Nessa direção, a análise pretendida será realizada a partir dos conteúdos escritos e dos aspectos materiais, pelo viés da cultura material escolar. Para compreender a circulação internacional do ideário fascista através dos livros, a escolha teórica é a da história transnacional da educação. O corpus empírico, majoritariamente, será composto pelos livros didáticos italianos salvaguardados em diferentes instituições de memória. A pesquisa sobre esses livros didáticos italianos é ainda incipiente na história da educação, justificando o presente projeto. (AU)

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