Bolsa 23/06585-2 - Ensino fundamental, Ensino público - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Viabilizando a pesquisa: espaços, estudos e reflexões junto à equipe

Processo: 23/06585-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Beneficiário:Luciana Honorato Parducci
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06833-3 - Construindo pontes entre a educação infantil e o ensino fundamental, AP.EP
Assunto(s):Ensino fundamental   Ensino público   Educação infantil   Administração da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | ensino infantil | ensino público | Ensino Infantil e Ensino Fundamental

Resumo

Por se tratar de Projeto de Pesquisa que tem por objeto a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, a participação de gestores (diretores ou vice-diretores) trará importantes contribuições para o seu desenvolvimento e viabilizará benefícios imediatos à escola. As ações do Projeto incluem reflexões e revisões de documentos (Relatório Individual da Trajetória Educacional da Criança, Ficha Descritiva de Avaliação do Aluno e Ficha de Matrícula, Projetos Político-Pedagógicos, Diretrizes Curriculares Municipais), bem como a compreensão da perspectiva das crianças (com a aplicação deum jogo), familiares (por entrevistas) e colegas docentes (pela produção de narrativas) sobre o processo de transição. Dentre essas ações, as atividades a serem realizadas pelos gestores bolsistas estão: estudos previamente indicados pelas pesquisadoras, a participação em reuniões quinzenais realizadas durante a vigência do Projeto, para compartilhamento dos estudos realizados e de dados produzidos pela equipe de pesquisa, análise sobre os Projetos Político-pedagógicos. Este Plano de Atividades conta, ainda, com a necessária tarefa de viabilizar os espaços compatíveis para a realização das atividades da pesquisa. Como resultado final, os gestores bolsistas colaborarão na elaboração de ações decorrentes dos estudos e dos dados produzidos, para compor o Programa de Transição Educação Infantil-Ensino Fundamental, em formato digital, preferencialmente um e-book, que reunirá um conjunto de experiências inovadoras que poderão trazer não apenas benefícios imediatos à escola, como para toda a rede, por sua disponibilização para todos os docentes e gestores da educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)