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Caracterização da formação docente em diferentes cenários formativos com foco no desenvolvimento de competências digitais e na construção de propostas STEAM no ensino de química

Processo: 23/04544-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2023
Vigência (Término): 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Gildo Girotto Júnior
Beneficiário:Gildo Girotto Júnior
Pesquisador Anfitrião: Carla Susana Lopes Morais
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Assunto(s):Tecnologia educacional   Ensino de química   Implementação curricular   Desenvolvimento profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento profissional de professores | Diretrizes Curriculares | Steam | tecnologias educacionais | Ensino de Química

Resumo

O desenvolvimento profissional docente envolve a construção de diferentes saberes voltados às dimensões do conhecimento específico da área e do conhecimento pedagógico e tecnológico. Diante do atual cenário da educação básica e considerando as novas diretrizes legais as quais incorporam fortemente o uso de tecnologias, a presente proposta tem por objetivo trabalhar em dois eixos complementares. Em um cenário mais amplo, propõe-se a investigação da articulação entre currículos de formação e práticas profissionais, visando compreender como tem se dado o uso de tecnologias educacionais na formação inicial de professores e sua relação com o desenvolvimento de competências digitais, adentrando em um segundo nível, mais específico, que visa o desenvolvimento e investigação de propostas para a formação de professores de química com foco na perspectiva STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths). Por meio da análise documental de currículos de formação e de instrumentos de acesso ao nível de competências digitais, almeja-se caracterizar as diferentes formações no contexto europeu com foco particular no contexto de Portugal e na formação digital dos professores. Tal análise busca trazer à tona aspectos relevantes que auxiliem o desenvolvimento de ações formativas, as quais serão implementadas em cursos de formação objetivando investigar o desenvolvimento de conhecimentos profissionais em ações propostas na formação inicial. Sob a ótica do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e utilizando como instrumento de acesso aos dados as Unidades Didáticas Multiestratégicas, o corpus de dado será analisado por Análise de Conteúdo, almejando-se assim compreender o desenvolvimento de conhecimentos profissionais e a integração digital nas propostas desenvolvidas. (AU)

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