Bolsa 23/05177-8 - Análise de filmes, Corpo - BV FAPESP
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O estado crítico do corpo no audiovisual brasileiro recente: figuras sociais e parâmetros iniciais de análise

Processo: 23/05177-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 14 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
Beneficiário:Edson Pereira da Costa Júnior
Supervisor: Gustavo P. Furtado
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Duke University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:21/02448-5 - O estado crítico do corpo no audiovisual brasileiro recente: figuras sociais e parâmetros de análise, BP.PD
Assunto(s):Análise de filmes   Corpo   Estética do cinema   Multimeios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise fílmica | audiovisual brasileiro contemporâneo | Corpo | Estética do cinema | Experiência social | raça | História, Estética e Domínios de Aplicação do Cinema e da Fotografia

Resumo

Este projeto apresenta as contribuições previstas do estágio de pesquisa na Universidade Duke para o pós-doutorado que realizo no Instituto de Artes da Unicamp (FAPESP 21/02448-5). A pesquisa propõe elaborar parâmetros para a análise da interface entre corpo e experiência social no audiovisual brasileiro independente (2014-2022). O interesse repousa em obras em que sujeitos subalternizados por marcadores de classe e raça, ocasionalmente de gênero, vivenciam, pela corporeidade, mecanismos de poder decorrentes de terrorismos de Estado e políticas neoliberais. Mais especificamente, ficções e documentários dispostos em três eixos temáticos: precarização de trabalhadores, traumas e fabulação crítica afrodiaspóricos, ameaças de morte a militantes de movimentos sociais. Discute-se a partir de cada grupo como as experimentações formais sobre o corpo figuram as sujeições e resistências a conjunturas histórico-sociais adversas. Igualmente, importa analisar de que modo as obras convidam a uma revisão crítica de balizas do pensamento moderno sobre cinema brasileiro a partir de epistemes e cosmogonias dos sujeitos representados. Integrado à pesquisa de pós-doutorado, o estágio na Universidade Duke tem por objetivo: a) adensar a reflexão teórica em campos consolidados nos Estados Unidos, quais sejam, os estudos de performance, raça (notadamente, estéticas negras) e decoloniais; b) articular a reflexão sobre o cinema brasileiro com a propostas conceituais endereçadas a outras filmografias negras das Américas; c) contribuir para a divulgação da pesquisa e do cinema brasileiro no exterior, a partir de publicações e participações em eventos científicos. (AU)

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