Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da poluição atmosférica no sistema respiratório, cardiovascular e na qualidade de vida de idosos e crianças moradores de uma área portuária no município de Guarujá/SP.

Processo: 23/04742-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2023
Vigência (Término): 31 de julho de 2024
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marceli Rocha Leite
Beneficiário:Gabrielly Cristina Mattos da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Dr Domingos Leonardo Ceravolo. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Função pulmonar   Poluição atmosférica   Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Função Pulmonar | Poluição atmosférica | Qualidade De Vida | cardiorrespiratória

Resumo

Introdução: A poluição atmosférica representa uma grande ameaça à saúde pública. A região portuária apresenta altos níveis de poluição atmosférica em decorrência do intenso tráfego de veículos transportadores de carga até o porto e de navios. Objetivos: Avaliar os efeitos da poluição atmosférica no sistema respiratório, cardiovascular e na qualidade de vida de crianças e idosos moradores de uma área portuária no município de Guarujá/SP. Métodos: Trata-se de um estudo transversal que avaliará 670 crianças entre 7 e 11 anos e 670 idosos com 60 anos de idade ou mais velhos, de ambos os sexos, moradores de uma área portuária no Jardim Conceiçãozinha e Boa Esperança, bairros do distrito de Vicente de Carvalho, município de Guarujá e moradores de uma área distante do porto (grupo controle) no bairro Perequê. As avaliações serão realizadas no período de junho de 2023 fevereiro de 2024. Os participantes responderão a uma ficha de avaliação inicial (sexo, idade, consumo de tabaco, história de doenças, medicação em uso, baixo peso ao nascer, grau de escolaridade e avaliação socioeconômica), questionário para avaliação dos sintomas respiratórios em adultos - European Community Respiratory Health Survey (ECRHS), questionário sobre sintomas respiratórios relacionados à criança (Questionário International Study of Asthma and Allergies in Childhood - ISAAC) e questionário para avaliação da qualidade de vida - Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). Será realizada avaliação dos sinais vitais, da pressão arterial, da função pulmonar (espirometria) e do monóxido de carbono no ar exalado (COex). A determinação dos poluentes atmosféricos será realizada por meio do monitor de aerossol DustTrak DRX, para registro da concentração (µg/m3) de material particulado. Análises estatísticas: Será utilizado o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 15.0. A normalidade dos dados será verificada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov. Para comparação de variáveis categóricas será utilizado teste qui-quadrado (correção de Fisher) e os resultados serão apresentados em frequência e percentual. Para comparação de variáveis numéricas (contínuas) será utilizado o teste T independente ou teste de Mann-Whitney e os resultados serão expressos em média e desvio-padrão ou mediana e intervalo interquartílico 25-75% dependendo da normalidade dos dados. Para todas as análises será adotada uma significância estatística (p-valor) inferior a 5% (p<0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)