Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos toxicológicos de misturas de poluentes perfluorados e pesticidas a nível molecular, usando zebrafish (Danio rerio)

Processo: 22/12776-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2023
Vigência (Término): 31 de agosto de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Eliana Maira Agostini Valle Akamatu
Beneficiário:Eliana Maira Agostini Valle Akamatu
Pesquisador Anfitrião: Christopher J. Martyniuk
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Assunto(s):Química bioinorgânica   Poluentes ambientais   Poluição ambiental   Agrotóxicos   Peixe-zebra
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:molecular alteration | Pesticides | PFAs | Zebrafish | BioInorgânica Ambiental

Resumo

Compostos perfluorados e pesticidas são poluentes que têm chamado a atenção devido seus efeitos em espécies não alvo e ao meio ambiente, o que leva a uma preocupação de saúde pública. Devido ao alto uso de compostos perfluorados em diferentes compostos e ao uso excessivo de agrotóxicos, esses contaminantes muitas vezes coexistem no mesmo ambiente. Os riscos de exposição a esses tipos de produtos químicos na forma de misturas ainda não foram elucidados, e merecem atenção quanto aos seus efeitos sobre o meio ambiente e organismos vivos. Um modelo que tem chamado atenção no estudo da toxicidade de produtos químicos é o zebrafish (Danio rerio). Eles são fáceis de cultivar, têm embriões translúcidos para medir o desenvolvimento e têm um genoma completo sequenciado. Além disso, o zebrafish possui um alto percentual de genes homólogos aos humanos facilitando seu uso como modelo translacional. O objetivo desta pesquisa é quantificar a toxicidade combinada de compostos perfluorados e pesticidas usando o modelo zebrafish. Nossas investigações avaliarão as alterações que ocorrem em diferentes níveis de organização biológica, incluindo alterações em nível de organismo e molecular. Testaremos a hipótese de que compostos perfluorados exacerbam a toxicidade de pesticidas. Esses estudos são críticos para entender como misturas complexas podem afetar a saúde dos organismos vivos e contribuir para a avaliação de risco de contaminantes emergentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)