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A Casa dos Leuzinger - Cidade, família, viagens e a publicação de livros no século XIX

Processo: 23/02319-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2023
Vigência (Término): 31 de maio de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Heloísa André Pontes
Beneficiário:Gabriela Costa Limão
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Famílias   Produção cultural   Rio de Janeiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Casa e domesticidade | Circulação de pessoas | Famílias | mercado editorial brasileiro | Produção Cultural | Rio de Janeiro | Antropologia e Etnografia do Conhecimento

Resumo

Esse projeto apresenta a pesquisa sobre a trajetória da editora Casa Leuzinger. Formada em 1940 pelo suíço Georges Leuzinger, fotógrafo e editor, a Casa teve sua morada no Rio de Janeiro, cidade-tema de grande parte de suas publicações. Localizada na Rua do Ouvidor, a Casa, ao longo dos anos, foi ganhando outras moradas naquela mesma rua, ou em outras dessa cidade, onde o antigo comércio carioca era efervescente. Pretende-se explorar as diversas dimensões que envolvem sua trajetória ligada à história da cidade, a presença da corte, as grandes mudanças sociais, políticas e culturais que se iniciaram na segunda metade do século XIX. Atrelada fortemente à vida da Casa, também está a vida da família Leuzinger. Os laços matrimoniais que podem ser lidos como alianças de status e mobilidade; a atividade memorialística exercida por algumas mulheres da família que, em diários ou em cadernos de registro da editora, aproximam família e negócios, e a sociedade posterior entre os filhos e o pai, que muda o nome da editora - mantendo-o, no entanto familiar. As viagens de formação dos filhos, nascidos e criados no Brasil, ao continente Europeu, criou um importante canal de circulação de imagens, pessoas e livros. A figura paternal de Leuzinger também se estendeu para além da família, e aparece no ofício de editor. A Casa reuniu diversos grandes artistas do período, em especial estrangeiros que encontravam ali um lar onde se falava o alemão, o francês e o português. A cuidadosa produção e edição de imagens de Leuzinger marcou a publicação de livros e a indústria gráfica no Brasil, e está registrada em arquivo no Instituto Moreira Sales, a ser explorado ao longo da pesquisa. Assim, a pesquisa pretende, ao seguir as anotações e críticas feitas por Leuzinger, compreender o teor das imagens do Brasil que foram produzidas pela Casa. Reunindo todas essas linhas, tem-se o objetivo principal deste trabalho: discutir a experiência social de um grupo ligado à edição de imagens e livros, à Corte e aos artistas, e à importante parte da produção cultural na segunda metade do século XIX.

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