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A influência de Jacob Burckhardt e Friedrich Nietzsche na concepção do Antigo em Aby Warburg

Processo: 22/10711-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2023
Vigência (Término): 31 de maio de 2025
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Cássio da Silva Fernandes
Beneficiário:Raphael Alves D'Antona
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Historiografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:História Historiografia Arte | Historiografia da Arte

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende investigar a obra do historiador da arte alemão Aby Warburg (1866-1929) em sua relação com Jacob Burckhardt (1818-1897) e Friedrich Nietzsche (1844-1900) a partir de sua dupla influência em torno da concepção arcaísta e anticlássica do Antigo. Nietzsche e Burckhardt são as duas principais fontes de Warburg no desenvolvimento do seu conceito do Antigo construído sobre essas bases. Contudo, o autor não apenas assimilou tais concepções, como também as desenvolveu por exemplo com a noção de pathosformeln. Propõe-se aqui tematizar este desenvolvimento sob a hipótese dessa dupla influência ser intrínseca a procedimentos fundamentais da obra warburgiana, constituindo um caráter dialético a ser investigado em seus pormenores: a análise desestruturante e a luta pelo estilo. A pesquisa se dará através do estudo sistemático dos textos relativos à história da cultura grega, no caso de Burckhardt; à arte grega, no caso de Nietzsche; e construindo, em Warburg, um percurso que se estende por toda a sua obra, focado nos escritos a seguir: (1) O nascimento de Vênus e A Primavera de Botticelli, A arte do retrato e a burguesia florentina, A última vontade de Francesco Sassetti, Dürer e a Antiguidade italiana, (2) Arte italiana e astrologia internacional no Palazzo Schifanoia em Ferrara, A influência da Sphaera barbarica nas tentativas de ordenação cósmica do Ocidente, (3) O ingresso do estilo ideal antiquizante na pintura do Primeiro Renascimento, O Antigo romano na oficina de Ghirlandaio.

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