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Transportes e Desigualdades de Acessibilidade Modelos Dinâmicos Espaciais Desenvolvidos a Partir de Imagens de Satélite para Explorar Cenários em apoio à Formulação de Políticas Públicas

Processo: 22/07791-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2023
Vigência (Término): 02 de junho de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Planejamento Urbano e Regional - Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
Pesquisador responsável:Cláudia Maria de Almeida
Beneficiário:Diego Bogado Tomasiello
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos baseados em agentes   Transporte público
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dados socioeconômicos | Geoinformação | Métricas de Acessibilidade | Modelos Baseados em Agentes | transporte público | Uso do solo urbano | Sensoriamento Remoto e Modelagem Dinâmica Espacial

Resumo

A visão tradicional para a elaboração de políticas públicas de transportes resultou em grandes desigualdades no acesso às oportunidades de empregos, educação e lazer. O entendimento de como a localização de oportunidades de emprego influencia a escolha residencial de diferentes grupos sociais e a localização de empresas e como eles refletem o acesso da população a educação e lazer devem ser mais bem explorados com o objetivo de minimizar desigualdades. Nesse sentido, o presente projeto busca compreender a influência da localização das oportunidades de emprego na dinâmica de escolha residencial e de localização de empresas para a simulação de cenários alternativos de políticas públicas que poderão alimentar o debate sobre o papel dos transportes e habitação nesses processos, bem como avaliar o quão distantes estamos da "cidade de 20 minutos". Para isso, propõe-se a criação de um modelo que simule a dinâmica de escolha residencial e de localização de empresas através de componentes que incluam os processos de disputa por tipo de uso do solo (residencial e comercial), com enfoque na oferta de transporte público e na acessibilidade aos empregos. Será implementado um modelo baseado em agentes, o qual será elaborado apoiando-se em séries temporais de imagens de satélite, permitindo simular os impactos potenciais de diferentes ofertas de emprego, transporte público e habitação na distribuição da acessibilidade aos empregos, lazer e educação por grupo social.

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