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Habitar mundos estranhos a nós: formação e narração

Processo: 23/05811-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2023
Vigência (Término): 30 de novembro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:José Sergio Fonseca de Carvalho
Beneficiário:Denizart Busto de Fazio
Supervisor: Leandro de Lajonquiere
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Vincennes Saint-Denis (Paris 8), França  
Vinculado à bolsa:22/00263-0 - Habitar mundos estranhos a nós: formação e narração, BP.DR
Assunto(s):Filosofia da educação   Narração   Psicanálise e educação   Hermenêutica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia da Educação | Hermenêutica e Educação | Narração | Psicanálise e Educação | Ricoeur | Filosofia e Educação

Resumo

Este projeto é parte de um doutorado em educação, desenvolvimento na Universidade de São Paulo, sob a orientação do professor José Sérgio Fonseca de Carvalho, e na Université Paris 8, sob a orientação do professor Leandro de Lajonquière. Trata-se de uma pesquisa que é desenvolvida a partir do Acordo Acadêmico International para Cotutela de Tese de Doutorado entre a Universidade de São Paulo et a Université Paris 8 (França). Em oposição às formulações contemporâneas que instrumentalizam a educação, esta pesquisa tem por objetivo compreender as possibilidades de formação de si enquanto habitação de "mundos estranhos a nós". Almeja refletir a respeito dos paradoxos constitutivos da educação como formação de um alguém, em diálogo com a articulação entre a teoria narrativa e a constituição de si, expressa na obra de Paul Ricoeur. As implicações educativas dessa relação serão pensadas por meio do conceito de identidade narrativa e sua relação com os paradoxos da identidade. Este caminho poderá mostrar as possibilidades de compreensão da educação, como formação de si, a partir dos elementos que Ricoeur nos oferece, inicialmente, para a compreensão da experiência narrativa. (AU)

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