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A representação da infância nos livros de leitura da escola primária paulista (1893-1930)

Processo: 22/01135-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2023
Vigência (Término): 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Beneficiário:Tiziana Ferrero
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/26699-4 - Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), AP.TEM
Assunto(s):Infância   Leitura   Livro didático   Primeira República (1889-1930)   História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino primário | Infancia | Leitura | livro didático | Primeira Republica | História da Educação

Resumo

A investigação aqui proposta tem como objeto de estudo os livros escolares destinados ao ensino primário. O interesse em analisar tais artefatos justifica-se por estes se constituírem como impressos privilegiados à História da Educação, por permitirem situar disputas e tendências que se deram na realidade educacional. Este projeto de mestrado tem o objetivo central de investigar a representação da infância nos livros didáticos adotados nas escolas públicas do estado de São Paulo durante a Primeira República. Para tanto, será analisado o conjunto de prescrições direcionado às crianças, com o propósito de compreender as características físicas, morais e comportamentais que se almejava produzir entre 1893 e 1930. Ancorada nos referenciais da História Cultural, trata-se de uma pesquisa do tipo documental e bibliográfica, centrada na análise de livros de leitura. Para além das obras didáticas, destacam-se ainda outras fontes que ampliam as análises pretendidas, como leis promulgadas pelo poder público paulista, programas curriculares, revistas pedagógicas, relatórios de professores, publicações oficiais e materiais voltados para a formação de professores. Até o momento foram selecionadas 16 obras escolares e os resultados parciais da pesquisa indicam os aspectos que cada autor e editor consideravam relevantes ao ensino da leitura, evidenciando as tendências dos livros de leitura no Brasil.

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