Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de um catalisador híbrido ternário (Nb2O5.La2O3.CeO2) suportado em grafeno para atuar como cátodo na remoção de desreguladores endócrinos por processos oxidativos avançados eletroquímicos (POAEs)"

Processo: 22/04561-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2023
Vigência (Término): 31 de outubro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Artur de Jesus Motheo
Beneficiário:Thays de Souza Lima
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/12895-1 - Processos avançados para a degradação de poluentes emergentes: materiais catalíticos, sensores eletroanalíticos e divulgação científica, AP.TEM
Assunto(s):Disruptores endócrinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:CeO2) | Desreguladores endócrinos | eletrocatalisador híbrido ternário (Nb2O5 | Eletrodos de DDB | foto eletro Fenton heterogêneo | La2O3 | solar foto eletro Fenton com luz UV e simulada | Desenvolvimento de materiais para construção de eletrodos que serão utilizados na remoção eletroquímica de desreguladores endócrinos.

Resumo

Muitos produtos químicos, naturais ou sintéticos, podem interferir no sistema hormonal, estas substâncias são chamadas desreguladores endócrinos (DEs). Estes produtos químicos estão ligados a problemas de desenvolvimento, reprodutivos, cerebrais e imunológicos, o que faz destes compostos muito nocivos e perigosos aos animais e aos seres humanos. Neste sentido, esse projeto visa o desenvolvimento de uma alternativa viável para tratar efluentes contaminados por DEs utilizando diversos processos oxidativos avançados eletroquímicos (POAEs), os quais apresentam uma boa eficiência na remoção de poluentes emergentes. Este projeto também visa a síntese e a caracterização com um eletro catalisador híbrido ternário de óxido de nióbio, óxido de lantânio, e óxido de cério (Nb2O5.La2O3.CeO2) suportados em grafeno para a confecção de eletrodos de difusão gasosa (EDGs), para atuarem como cátodo na eletrogeração de peróxido de hidrogênio (H2O2), e como ânodo será empregado o eletrodo de diamante dopado com boro (DDB), em processos de oxidação anódica, eletro-Fenton, Foto eletro-Fenton e Solar Foto eletro-Fenton simulado (homogêneo e heterogêneo) visando a degradação dos DEs (imazetapir, temefós, triazofós), em meio aquoso. No processo Solar foto eletro Fenton simulado heterogêneo pretende-se adicionar meso-estruturas de cério a solução, inovando na aplicação do efeito catalítico do cério. Desta forma, acredita-se que com estes estudos seja possível o desenvolvimento de uma forma de remoção desses compostos em matrizes aquáticas, de modo a se minimizar seus efeitos nocivos ao meio ambiente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)