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Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos

Processo: 23/03363-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de maio de 2023
Vigência (Término): 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Marcelo Firer
Beneficiário:Fernanda Bruna Pereira Magalhães
Instituição Sede: Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06882-4 - Formação continuada de professores que ensinam matemática e seu impacto na aprendizagem dos alunos, AP.EP
Assunto(s):Educação matemática   Ensino de matemática   Formação de professores   Formação continuada do professor   Aprendizagem escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Matemática | formação de professores | Educação Matemática

Resumo

Este projeto visa lidar com o problema de formação para ensinar matemática dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, sugerimos o desenvolvimento de material de forma colaborativa entre pesquisadores e professores atuantes nos anos iniciais. Numa segunda etapa, este material será utilizado com um público mais amplo através de cursos de extensão ministrados com a participação dos professores de educação básica que atuaram na sua elaboração inicial. A principal pergunta de pesquisa busca entender em que medida a colaboração entre pessoal universitário e professores da educação básica agrega valor para o aproveitamento efetivo por outros professores, no sentido de ter efeito significativo na mudança de práticas de sala de aula e na aprendizagem dos alunos? A partir desta pergunta, este projeto se desenvolve com três objetivos principais, o primeiro deles relacionado à elaboração e organização de material para desenvolvimento profissional, o segundo relacionado às condições que possam favorecer a formação continuada de professores e, por fim, avaliação de impacto na aprendizagem dos alunos. A avaliação de mudanças de práticas em sala de aula será feita por meio de observações e relatos estruturados. A avaliação de conhecimentos pedagógicos de conteúdos será feita por meio de instrumentos existentes para avaliação de PCK, que serão enriquecidos por meio de criação e validação de itens adicionais de avaliação de PCK desta etapa de ensino, que conta com poucos itens. O impacto na aprendizagem dos alunos será avaliado por meio de testes de avaliação procedimental-conceitual, que será desenvolvido e validado a partir de alguns itens existentes em outros países. (AU)

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