Bolsa 22/13618-1 - Antropologia da religião, Multiculturalismo - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino Religioso no Brasil e no Canadá: Confessional, plural ou multicultural?

Processo: 22/13618-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Paula Montero
Beneficiário:Guilherme Borges Ferreira Costa
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/14038-6 - Pluralismo religioso e diversidades no Brasil pós-constituinte, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):23/16295-1 - Ensino Religioso no Brasil e no Canadá: Confessional, plural ou multicultural?, BE.EP.PD
Assunto(s):Antropologia da religião   Multiculturalismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acomodações Razoáveis | Antropologia da Religiao | Ensino religioso | Multiculturalismo | Pluralismo | Antropologia da Religião

Resumo

Procura-se, com esta pesquisa, empreender uma análise comparativa entre as formas pelas quais as políticas de Estado do Brasil e do Canadá são operacionalizadas para regular a crescente diversidade religiosa e não religiosa presente nos dois países. Para que assim possa ser feito, adota-se um caminho não usual, que passa por investigar como a disciplina escolar Ensino Religioso é formatada e ofertada em escolas públicas do Paraná e de Quebec. A escolha por um recorte que privilegie esse estado e essa província se deve ao fato de ambos se destacarem, nos respectivos cenários nacionais, pela abordagem acionada em seus currículos de Ensino Religioso quando o que está em jogo são os dilemas decorrentes da adoção institucional das agendas do pluralismo e do multiculturalismo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)