Bolsa 23/03598-6 - Ensino de física, Administração escolar - BV FAPESP
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Ressignificando parcerias universidade-escolas para desenvolvimento de estágio supervisionado: referências para a construção de um trabalho colaborativo

Processo: 23/03598-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 22 de maio de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Valéria Silva Dias
Beneficiário:Rafael Assenso
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/08293-6 - Ressignificando parcerias universidade-escolas para desenvolvimento de estágio supervisionado: referências para a construção de um trabalho colaborativo, AP.EP
Assunto(s):Ensino de física   Administração escolar   Parceria colaborativa universidade-escola   Formação continuada do professor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Física | Estágio Curricular Supervisionado | Formação continuada de professores | Formação inicial de professores | Gestão Escolar | parceria Universidade-Escola | Formação de professores de ciências

Resumo

Este projeto deriva do Projeto Fapesp 2018/16585-1 intitulado Formação Profissional de Professores e Gestão Democrática: uma parceria universidade-escola para a melhoria do ensino público, que finalizou em fevereiro de 2022. No âmbito do Projeto Fapesp 2018/16585-1 investigamos os elementos que se mostraram importantes para a constituição e sustentação de parcerias entre duas universidades e escolas públicas do estado de São Paulo. A parceria mais longeva estudada se deu entre a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Escola Estadual Raul Saddi, revelando indícios de uma parceria do tipo transformativa (JONES et al., 2016) na qual o envolvimento dos gestores das escolas (coordenadores e diretores) foi crucial para a sustentação da parceria ao longo do tempo. Pretendemos na nova pesquisa dar continuidade à análise de dados sobre esta parceira e investigar o processo de construção ou reconstrução de outras parcerias com base nos resultados já obtidos no projeto anterior. Investigaremos parcerias que visam o desenvolvimento de estágio curricular supervisionado na formação de professores de Física, entendendo que o estágio não é somente uma atividade de formação inicial, mas também de formação continuada, na qual os sujeitos podem se desenvolver, refletir e aprimorar suas práticas no diálogo colaborativo com os outros, com reflexos na qualidade das aulas e na gestão escolar. O envolvimento de gestores das escolas de educação básica é uma situação pouco presente hoje nas parcerias estabelecidas para o desenvolvimento de estágio no curso de Licenciatura do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Assim, o principal objetivo deste projeto é a produção de novos conhecimentos sobre trabalho colaborativo em parcerias universidade-escola, com a ressignificação de parcerias de estágio construídas no curso de Licenciatura em Física da USP e ampliação dos resultados produzidos no Projeto Fapesp 2018/16585-1. (AU)

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