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O orgulho de ler: uma análise discursiva do que enunciam estudantes da educação de jovens e adultos (eja) sobre a leitura

Processo: 22/11896-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2023
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Andrei Cezar da Silva
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/06355-0 - Quem tem direito ao orgulho de ser leitor?representações da leitura enunciadas por estudantes da educação de jovens e adultos (eja) no brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discursos sobre a leitura | Educação de Jovens e Adultos | Orgulho de ser leitor | Análise do Discurso

Resumo

Com esta pesquisa, pretendemos contribuir com a análise dos discursos sobre a leitura no Brasil, analisando as formas segundo as quais sujeitos de um grupo bem específico, ao falarem de si como leitores, ao declararem seus gostos, hábitos e opiniões a respeito da leitura, de obras lidas, de autores, e mesmo ao expressarem sua opinião sobre outros leitores, expressam também certas emoções prototípicas, condizentes com esse tema e com os protocolos que em geral se impõem quando se fala da leitura. Partimos do pressuposto de Curcino (2020; 2022) segundo o qual a alusão a certas emoções responde a um regime discursivo específico: não é qualquer emoção que se enuncia quando se fala da leitura ou de si como leitor e não é de qualquer modo que se o faz. As emoções mais frequentemente evocadas em relação à leitura, conforme observa a autora, são a 'nostalgia', o 'orgulho' e a 'vergonha'. Embora não sejam as únicas, elas parecem ser as mais comuns, aquelas mais frequentemente reiteradas. A análise que pretendemos realizar nesta pesquisa visa verificar se essa constatação da autora se confirma também em outros contextos, junto a outros enunciadores. No projeto proposto, pretendemos constituir e analisar um corpus de enunciados que indiciem o "orgulho" de ser leitor em declarações de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), obtidas por meio de entrevista semi-estruturada. Diferentemente de outros grupos de leitores, esses estudantes normalmente não são reconhecidos como leitores nem se reconhecem plenamente como tal. Assim, o que eles enunciam sobre a leitura e sobre si mesmos como leitores nos interessa na medida em que nesses enunciados ecoam representações coletivas consensuais que todos nós compartilhamos sobre essa prática. Ademais, o que enunciam guarda a singularidade própria da posição daqueles que mais comumente não dispuseram do direito de se tornarem leitores e que convivem desde cedo com os vereditos culturais mais depreciativos a esse respeito. Visamos depreender as formas de que se valem para se apresentarem como leitores e a que discursos sobre a leitura essas formas de representação remontam, de modo a identificarmos prováveis continuidades e/ou descontinuidades no que consensualmente se enuncia sobre a leitura. Também buscamos descrever regularidades e variações nas representações do "orgulho" de ser leitor. Para tanto, nos subsidiaremos em princípios da Análise do Discurso, da História Cultural da leitura e da História das sensibilidades ou emoções.

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